Sunday, January 19, 2025

Review: Yav, Arkona

Posted by Redação Mondo Metal On August - 28 - 2015 Comments Off

 

 

Holy shit!

Holy shit!

 

Um dos principais nomes do Folk/Pagan Metal mundial está de volta. Liderados pela bela Masha Scream Arkhipova, os russos do Arkona atingem a impressionante marca de 13 álbuns (entre compilações, lives, EP´s e álbuns completos) em apenas 13 anos de estrada!

 

O novo Yav, 6° full-lenght do grupo, dá continuidade ao som técnico e virtuoso característicos do quinteto. Não se engane quanto ao curto track-list do álbum com apenas 9 faixas lembrando os antigos “bolachões” que tinham seu tempo total fisicamente limitado. A menor das faixas tem quatro minutos e meio, enquanto a maior, a faixa-título, passa dos treze!

 

A música Zov pustyh dereven, um dos destaques do novo álbum, começa calma, suave, até desabar em um trecho no melhor estilo Black Metal norueguês. E segue em uma interessantíssima mescla de trechos velozes e o encontro de instrumentos medievais trazendo um clima agonizante e soturno de algo que deve ser a concepção de inferno na visão da banda. Grande faixa! Antes, em Na Strazhe Novyh Let, a banda repete a mescla de trechos extremamente rápidos e outros cadenciados, mas agora apresenta os melhores riffs do álbum que inevitavelmente farão você bater cabeça. Provavelmente está aí o melhor momento do novo trabalho. Yav, a faixa-título, é uma viagem de mais de treze minutos que deixa a banda muito à vontade para explorar toda sua criatividade. Trechos lentos, rápidos, sombrios e virtuosismo: tudo que a banda pretendeu colocar no álbum foi feito em apenas uma música.

 

Masha Scream Arkhipova assina todas as músicas e a produção do novo álbum

 

Tecnicamente há pouco o que dizer do novo álbum a não ser sobre a continuidade do som de qualidade que a banda vem apresentando ao longo dos últimos anos. Além de assinar as nove faixas do novo álbum, a frontwoman Masha Scream também produziu Yav. O álbum conta ainda com as participações dos violinistas Olli Vänskä e Alexev, do Turisas e Sviatogor, respectivamente.

 

Elegante e forte, o novo álbum do Arkona serve para consolidar ainda mais o nome do grupo como um dos mais expressivos e importantes do Folk/Pagan Metal mundial.

 

 

Arkona
Yav
Gravadora: Napalm Records/Shinigami Records

01. Zarozhdenie
02. Na Strazhe Novyh Let
03. Serbia
04. Zov pustyh dereven
05. Gorod Snov
06. Ved’ma
07. Chado Indigo
08. Yav’
09. V Ob’yat’yah Kramoly

 

Confira o clipe da faixa Zov pustyh dereven

Promoção: concorra a uma Mondo Metal Beer

Posted by Redação Mondo Metal On August - 25 - 2015 Comments Off

 

assina_redacao

 

Em julho passado o Mondo Metal lançou seu rótulo próprio de cerveja, a Mondo Metal Beer, uma belgium blond ale de alta fermentação, aroma levemente frutado e graduação alcoólica de 6,66%.

 

Com o fim do primeiro lote, já estamos preparando uma nova leva da bebida. Se você não conseguiu experimentar a cerveja Mondo Metal, não se preocupe, nós reservamos algumas garrafas para que você, nosso leitor, possa provar a bebida produzida na terra do Heavy Metal! Clique no link abaixo, preencha os campos e participe! O resultado será divulgado na segunda-feira, 31!

 

+ Inscreva-se
Clique aqui e participe

 

+ Leia também
Beba no volume máximo: Mondo Metal lança cerveja artesanal

Review: Internal Saboteur, Astafix

Posted by Redação Mondo Metal On August - 25 - 2015 Comments Off

 

 

Holy shit!

Holy shit!

 

Escrever novamente sobre o Astafix é muito legal. Principalmente por perceber que, após um excelente álbum de estreia, cuja faixa Red Streets foi tocada à exaustão em nosso programa de rádio, eles voltaram e se superaram!

 

Internal Saboteur chega após um hiato de seis anos desde o debut End Ever e à princípio apresenta um som muito rápido, mas a velocidade somente não é a tônica do álbum. O ouvinte vai encontrar justamente nas faixas mais desaceleradas o melhor do Astafix no novo trabalho. É aí que o som ganha em peso e vigor.

 

Com o álbum inteiro em alto nível encontrar um destaque é tarefa ingrata, mas três faixas ficam um degrau acima das restantes: Bad Blood, quinta do novo disco e a primeira pisada no freio na sequência do play-list. Afinação baixa, uma “aura” do grande Cathedral de Lee Dorian e aquele andamento Doom Metal caracteristico da banda do ex-Napalm Death. Grande faixa! Na sequência, Internal Saboteur começa com um baixão de arrepiar e segue muito pesada. É daquelas feitas para ouvir no volume máximo e deixar a vizinhança assustada! Mescla muito bem partes rápidas com outras desaceleradas. E finalmente a melhor faixa do álbum, a sabbática Help us All. Quase caí da cadeira quando ouvi! Os acordes iniciais remetem imediatamente aos primórdios do Black Sabbath. Que faixa genial! Que maturidade musical e que ousadia colocar algo assim no álbum. Por essas e por outras que o Astafix tem estrada pavimentada à sua frente no Heavy Metal brasileiro.

 

A nova formação do Astafix com o guitarrista Cassio Viana

 

Confesso que não vi este ano um álbum tão bem produzido quanto Internal Saboteur. É perfeita a modulação dos instrumentos sendo possível ouvir com clareza cada um dos instrumentos, até mesmo as linhas de baixo, quase sempre (injustamente) esquecidas pelos produtores. Méritos e palmas para Brendan Duffey que assina a produção e masterização feitas no Norcal Studios, em São Paulo. A arte é de Marcelo Vasco, artista brasileiro que assina também a capa do novo disco do Slayer.

 

O álbum conta ainda com a última participação em estúdio de Paulo Schroeber. O guitarrista, morto prematuramente em 2014 aos 40 anos por problemas cardíacos, gravou cinco das treze faixas do novo trabalho.

 

Internal Saboteur é o álbum mais bem produzido de 2015 e um dos melhores do ano, colocando o Astafix na prateleira de cima do Heavy Metal nacional.

 

 

Astafix
Internal Saboteur
Gravadora: Voice Music

01. Karma Kill
02. The Scourge
03. Blood Sun
04. Doomsday Device
05. Bad Blood
06. Disfigured Conscience
07. Ghosts
08. Internal Saboteur
09. Say No!
10. Help us All
11. Unknown
12. The Dome
13. Traitor

 

Ouça as faixas The Scourge e Blood Sun

Promoção Mondo Metal/Mad Dragzter: conheça os ganhadores

Posted by Redação Mondo Metal On August - 23 - 2015 Comments Off

 

 

E aqui estão os três leitores do Mondo Metal que ganharam uma camiseta da banda paulista Mad Dragzter que acaba de lançar o álbum Master of Space and Time. Confira se você foi um dos ganhadores!

 

Joaquim Guimarães Neto
Marcus Vinicius Pereira Herren
Renato Martino de Oliveira Paiva

 

+ Leia também:
Mad Dragzter lança álbum Master of Space and Time

 

O Mondo Metal vai entrar em contato com os contemplados. Nosso obrigado a você que participou de mais uma promoção do Mondo Metal. E fique atento pois esta semana entra no ar uma nova promoção!

Rotting Christ lança duplo ao vivo: ouça

Posted by Redação Mondo Metal On August - 20 - 2015 Comments Off

 

 

Já são quase trinta anos de carreira e mais de vinte álbuns lançados entre full-lenghts, EP´s e splits. Na próxima sexta-feira, 21, os gregos do Rotting Christ colocam nas prateleiras mais um álbum, Lucifer Over Athens, um duplo ao vivo com tiragem limitadíssima de 3000 cópias.

 

Ouça abaixo as faixas do novo álbum e confira o track-list de Lucifer Over Athens:

 

Rotting Christ
Lucifer Over Athens
Gravadora: Season of Mist

Disco 1
01. 666
02. dub-saĝ-ta-ke
03. Athanati Este
04. Κατά τον δαίμονα του εαυτού
05. Nemecic
06. After Dark I Feel
07. Sorrowful Farewell
08. Among Two Storms
09. Gloria de Domino Inferni
10. Feast of the Grand Whore
11. The Nereid of Esgalduin
12. Forest of N’Gai
13. The Sign of Evil Existence
14. Transform All Sufferings Into Plagues
15. Fgmenth, Thy Gift
16. Societas Satanas

Disco 2
01. Δαίμονων βρωσης
02. Quintessence
03. The Call of the Aethyrs
04. In Yumen – Xibalba
05. Grandis Spiritus Diavolos
06. Welcome to Hel
07. King of a Stellar War
08. Archon
09. Exiled Archangels
10. Dive the Deepest Abyss
11. The Fourth Knight of Revelation
12. The Sign of Prime Creation
13. Non Serviam
14. Enuma Elish
15. Noctis Era

 

 

 

Sepultura e Eminence juntos na Virada Cultural de Belo Horizonte

Posted by Redação Mondo Metal On August - 19 - 2015 Comments Off

 

 

Confirmado: os dois maiores representantes do Heavy Metal mineiro da atualidade vão se encontrar no mesmo palco, em setembro, em sua terra-natal. Sepultura e Eminence sobem ao palco no próximo dia 12, durante a Virada Cultural de Belo Horizonte.

 

Os primeiros rumores sobre a apresentação conjunta circularam pelas redes sociais ainda em julho passado, quando o Eminence estava em turnê pela Europa. Recém chegados do velho continente, onde levaram sua “The Stalker Tour” ao grande público em diversos países, incluindo o ponto alto da turnê, a apresentação no Woodstock Festival, na Polônia, o Eminence aguarda a chegada do Sepultura que encerra seu giro europeu neste fim de semana para a apresentação histórica em Belo Horizonte. Na sequência o Eminence se prepara para outro desafio no dia 24 de setembro: a apresentação no Rock in Rio, na capital carioca.

 

Show no Woodstock Festival empolgou os fãs poloneses

 

A Virada Cultural com Sepultura e Eminence acontece no dia 12 de setembro, na Praça da Estação, e terá ainda a participação do Metallica Cover Brazil, uma das bandas do ex-Sepultura Jairo Guedz que divide seu tempo também com o The Southern Blacklist. A entrada será franca.

Iron Maiden libera vídeo de “Speed Of Light”

Posted by Redação Mondo Metal On August - 14 - 2015 Comments Off

 

 

Sem muito alarde, o Iron Maiden liberou na madrugada desta sexta-feira, 14 de agosto, o vídeo oficial de “Speed Of Light”, primeiro single do disco “The Book Of Souls”, que tem lançamento previsto para 4 de setembro.

 

O clipe, que foi publicado no canal oficial da banda no Youtube, faz uma homenagem aos video-games, com o personagem Eddie percorrendo estágios que lembram jogos como Donkey Kong e Mortal Kombat.

 

Já a música parece ter encerrado a recente tradição da Donzela de Ferro de lançar como single a faixa mais fraca do disco, o que foi feito com “The Reincarnation of Benjamin Breeg” de “A Matter Of Life and Death” e “El Dorado”, de  “The Final Frontier”. Rápida e agitada, a canção tem um ótimo riff oitentista que deverá agradar os mais saudosos.

 

Confira abaixo:

Motörhead lança faixa do novo álbum

Posted by Redação Mondo Metal On August - 10 - 2015 Comments Off

 

 

Em menos de 20 dias o mundo da música pesada vai ganhar mais um álbum de uma das maiores lendas de todos os tempos. Lemmy Kilmster, Phil Campbell e Mikkey Dee lançam no dia 28 de agosto Bad Magic, 22° álbum de estúdio do Motörhead.

 

Antecipando o lançamento, o trio divulgou na última semana o lyric video da faixa Electricity. Confira a música abaixo e também o track-list do novo álbum.

 

Motörhead
Bad Magic (2015)

01. Victory Or Die
02. Thunder & Lightning
03. Fire Storm Hotel
04. Shoot Out All Of Your Lights
05. The Devil
06. Electricity
07. Evil Eye
08. Teach Them How To Bleed
09. Till The End
10. Tell Me Who To Kill
11. Choking On Your Screams
12. When The Sky Comes Looking For You
13. Sympathy For The Devil (Rolling Stones)

 

Confira o lyric video

The good, the bad and the ugly com Korg, do Chakal

Posted by Redação Mondo Metal On August - 7 - 2015 Comments Off

 

 

A coluna The Good, The Bad and The Ugly desta semana começou a ser articulada há meses, provavelmente no início do ano. Mas por culpa da tecnologia (que é ótima quando funciona) a comunicação entre Mondo Metal e Vladimir “Korg” Faria, essa lenda viva do Heavy Metal brasileiro, acabou se perdendo. Retomadas as conversas, temos abaixo uma das melhores colunas já feitas até hoje. Sem meias palavras, Korg elege os melhores e piores que fizeram (e ainda fazem) parte de sua vida. Vamos a eles!

 

Nome: Korg
Instrumento: garganta
Banda: Chakal e The Unabomber Files (e ainda: The Mist e The Junkie Jesus Freud Project)

 

THE GOOD

 


Banda: Voivod
Álbum: War and Pain (1984)
Eu não ouvia esse disco, eu o vivia. Live for Violence é meu hino. A gravação é escrota, underground, mas é a mistura perfeita entre o hardcore e o metal. Eu acho que esse disco me deu a caneta para eu assinar o contrato com o diabo. Acredito que quando eu chegar ao inferno vai estar tocando Black City. Se não for ela, eu não entro.

 

 

 


Banda: Destruction
Álbum: Infernal Overkill (1985)
Perfeição! Eles cuspiram no desafio do segundo disco. São as bases mais legais e loucas daquela época. Muitos vão falar que eu esqueci o Slayer e o Death (sacrilégio!). Mas eu não posso deixar de citar esse álbum. Antichrist é música pra ouvir se cortando com gilete.

 

 

 


Banda: Sepultura
Álbum: Arise (1991)
A última, uma banda nacional. Eu estou coçando pra colocar o “Descanse em Paz” do Ratos de Porão mas como o Gordo não quis assinar o meu LP eu vou escolher o Arise do Sepultura. João Gordo, a vingança é um prato que se come frio! Arise foi o chute na porta dos meus chegados. O nome já diz tudo. É clássico! Porrada! Andreas inspirado e Max na sua melhor forma ou seja: A Bíblia Negra do Metal Nacional. É claro que tem centenas de outros álbuns nacionais fantásticos. Mas se eu não mencionar o Arise, eu serei um cuzão.

 

 

 

THE BAD

 


Banda: Guns n´Roses
Álbum: Use your illusion I e II (1991)
Escolher um álbum mais ou menos é também difícil. Mas eu vou usar isso como uma vingança: Use your illusion I e II. Depois do Apettite for Destruction, todo mundo estava esperando uma banda de responsa. Foram aqueles clipes de mulher morta e piano e tal. O vocal já tinha assoviado e pedido paciência, mas parecia um plano para um coito interrompido. A You Could be Mine é muito boa mas a atitude foi pro saco. E os Deuses do Rock não perdoam: transformaram o vocalista numa lontra cantante.

 

 

 

THE UGLY

 


Banda: Lou Reed e Metallica
Álbum: Lulu (2011)
Finalmente o disco ruim. LuLu – Lou Reed e Metallica. Escutem e me contem depois.

 

+ Conheça os preferidos e os odiados de quem já passou pela coluna The Good, The Bad and The Ugly
Tchescko (Pathologic Noise)
Leo Garibaldi (DevilDust)
Egon Dias (Expurgo)
Manu Joker (Uganga)
Casito (Witchhammer)

 

Concorda com as escolhas do Korg? Deixe seu comentário! E fique ligado porque o The good, the bad and the ugly vai sempre trazer as opiniões de quem faz a música pesada!

Vídeo da semana: Soulfly + Iggor Cavalera, Roots Bloody Roots (live)

Posted by Redação Mondo Metal On August - 5 - 2015 Comments Off

 

 

A atual turnê europeia do Soulfly tem surpreendido os fãs da banda e promovido algumas surpresas no line-up do grupo, como a provável efetivação de Igor Cavalera (filho de Max) no baixo em substituição a Tony Campos. Não bastasse o clã dos Cavalera cada vez maior (Max, Zyon e agora Igor), durante o show de Londres, no mês passado, ninguém menos que Iggor Cavalera (agora sim, o irmão) subiu ao palco substituindo o sobrinho Zyon para o encerramento da apresentação com o clássico maior da carreira de Max, Roots, Bloody Roots. Esta não é a primeira vez que Iggor se junta ao Soulfly, mas o conjunto de surpresa aos fãs tem sido grande. A atual turnê pelo Velho Mundo segue até até o final desta semana, no dia 8 de agosto, na Áustria.

 

Confira então nosso vídeo da semana com Soulfly, Iggor Cavalera e uma explosiva Roots Blood Roots!

Review: The First of the Listeners, Recitations

      Obscuro, sombrio e assustador! Assim podemos definir The First of the Listeners, álbum de estreia dos noruegueses […]

Review: Prologue In Death & Chaos, Death Chaos

      Curitiba sempre teve uma cena muito boa da música pesada. De lá vem dois grandes nomes do […]

Review: Once and for all, Perc3ption

      Imagine a cena: você se senta confortavelmente diante de seu computador, abre uma cerveja bem gelada (no meu […]

Review: 14 Sovereigh, Vpaahsalbrox

      Quando se fala em bandas de Heavy Metal vindas do Texas, nos Estados Unidos, de quem você […]