Um dos principais nomes do Folk/Pagan Metal mundial está de volta. Liderados pela bela Masha Scream Arkhipova, os russos do Arkona atingem a impressionante marca de 13 álbuns (entre compilações, lives, EP´s e álbuns completos) em apenas 13 anos de estrada!
O novo Yav, 6° full-lenght do grupo, dá continuidade ao som técnico e virtuoso característicos do quinteto. Não se engane quanto ao curto track-list do álbum com apenas 9 faixas lembrando os antigos “bolachões” que tinham seu tempo total fisicamente limitado. A menor das faixas tem quatro minutos e meio, enquanto a maior, a faixa-título, passa dos treze!
A música Zov pustyh dereven, um dos destaques do novo álbum, começa calma, suave, até desabar em um trecho no melhor estilo Black Metal norueguês. E segue em uma interessantíssima mescla de trechos velozes e o encontro de instrumentos medievais trazendo um clima agonizante e soturno de algo que deve ser a concepção de inferno na visão da banda. Grande faixa! Antes, em Na Strazhe Novyh Let, a banda repete a mescla de trechos extremamente rápidos e outros cadenciados, mas agora apresenta os melhores riffs do álbum que inevitavelmente farão você bater cabeça. Provavelmente está aí o melhor momento do novo trabalho. Yav, a faixa-título, é uma viagem de mais de treze minutos que deixa a banda muito à vontade para explorar toda sua criatividade. Trechos lentos, rápidos, sombrios e virtuosismo: tudo que a banda pretendeu colocar no álbum foi feito em apenas uma música.
Tecnicamente há pouco o que dizer do novo álbum a não ser sobre a continuidade do som de qualidade que a banda vem apresentando ao longo dos últimos anos. Além de assinar as nove faixas do novo álbum, a frontwoman Masha Scream também produziu Yav. O álbum conta ainda com as participações dos violinistas Olli Vänskä e Alexev, do Turisas e Sviatogor, respectivamente.
Elegante e forte, o novo álbum do Arkona serve para consolidar ainda mais o nome do grupo como um dos mais expressivos e importantes do Folk/Pagan Metal mundial.
Arkona
Yav
Gravadora: Napalm Records/Shinigami Records
01. Zarozhdenie
02. Na Strazhe Novyh Let
03. Serbia
04. Zov pustyh dereven
05. Gorod Snov
06. Ved’ma
07. Chado Indigo
08. Yav’
09. V Ob’yat’yah Kramoly
Confira o clipe da faixa Zov pustyh dereven