Monday, April 29, 2024

Screaming Savior: black metal chinês competente

Posted by Redação Mondo Metal On February - 23 - 2013

 

Holy shit!

 

 

Christiano Gomes

 

Surpreendente! Isso é o mínino que se pode dizer do Screaming Savior, sexteto chinês que mistura Black Metal (verdadeiramente) sinfônico com algo que mais se parece uma trilha sonora de filmes épicos como Star Wars ou quem sabe a trilogia Senhor dos Anéis. Estranho? Talvez para quem ainda não ouviu a banda, mas pode-se dizer que o sexteto formado por Cheng Yang (vocal), Jiejun Chen e Zhongliang Feng (guitarras), Yi Zhang (baixo), Shihao Shi (bateria) e Shen Tian (teclados) – ainda desconhecido no país – faz um som inovador, anos luz à frente da mesmisse e da linearidade do Black Metal atual.

 

A mistura bem dosada dos trechos orquestrados com outros do mais puro Black Metal fazem do Screaming Savior um expoente único em um estilo que – quem sabe – poderia ser chamado de “Epic Symphonic Black Metal”. A banda é relativamente nova, com pouco mais de 10 anos de estrada e três álbuns. Infinity, o trabalho mais recente, foi lançado em 2012 e está sendo relançado agora com duas músicas extras. É altamente recomendável para quem gosta de Dimmu Borgir, Cradle of Filth e afins, mas, como dito, a música do Screaming Savior vai além ao incorporar outros elementos.

 

A música pesada chinesa é totalmente desconhecida no Brasil, portanto não seria estranho se questionar sobre a qualidade técnica ou a criatividade musical da banda, mas os chineses surpreendem: Screaming Savior é perfeito! Tecnicamente e musicalmente.

 

O destaque do álbum fica justamente para as faixas mais ousadas, que trazem elementos que vão além do Black Metal: a introdução Derivation é trilha sonora pura, perfeita para uma fita de ficção científica. Star of Fatality (clique para ouvir), com algums trechos orquestrados, mas muito rápida, dá o tom da base Black Metal que a banda imprime até o final do álbum: vigoroso, forte e muito pesado. Ocean of Asura, tem clima de Marcha Imperial, de O Império Contra-Ataca, segundo filme da saga Star Wars. A música vem em duas versões, com a segunda ainda mais orquestrada que a primeira (clique para ouvir). Há espaço até – quem diria – para as suaves melodias da tradicional música chinesa, como é o caso de Pray to the Chthonic. Across the Boundaries of Cosmos é uma boa surpresa e flerta fortemente com a música progressiva. E para mostrar que a versatilidade é uma das marcas da banda – e porque não também o bom humor – a faixa tem ainda uma versão em 8 bits, típica dos velhos consoles de videogame da década de 80. Diversão pura!

 

Infinity é um álbum surpreendentemente criativo e pesado, são 12 faixas para se ouvir do início ao fim sem pular nenhuma!

Screaming Savior – Star of Fatality

 

 

 

Screaming Saviour – Ocean of Asura (Orchestral)

Deixe seu comentário!

One Response to “Screaming Savior: black metal chinês competente”

  1. Clelio says:

    Great post! Thanks for sharing!

Review: The First of the Listeners, Recitations

      Obscuro, sombrio e assustador! Assim podemos definir The First of the Listeners, álbum de estreia dos noruegueses […]

Review: Prologue In Death & Chaos, Death Chaos

      Curitiba sempre teve uma cena muito boa da música pesada. De lá vem dois grandes nomes do […]

Review: Once and for all, Perc3ption

      Imagine a cena: você se senta confortavelmente diante de seu computador, abre uma cerveja bem gelada (no meu […]

Review: 14 Sovereigh, Vpaahsalbrox

      Quando se fala em bandas de Heavy Metal vindas do Texas, nos Estados Unidos, de quem você […]