Sunday, March 24, 2019

Dorsal Atlântica: a história da banda contada em DVD duplo

Posted by Redação Mondo Metal On May - 23 - 2016

 

 

Precursores. Corajosos. Polêmicos. Injustiçados. Visionários. Referência. São muitos os termos que podem ser usados para rotular a Dorsal Atlântica. Goste ou não da banda, não há como ficar indiferente a história desse trio carioca que entre outros feitos inspirou Max Cavalera a criar o Sepultura, lançou discos tidos como clássicos do metal nacional e que possui verdadeiros adoradores pelo país.

 

Depois de um hiato de 10 anos, em 2012 a Dorsal Atlântica vivia a pressão constante dos fãs e mídia especializada para voltar à ativa. A banda partiu então para um tipo de produção diferente do tradicional padrão bancado e ditado por gravadoras: através do crowdfunding (financiamento coletivo pelos fãs) a banda conseguiu fazer seu CD de retorno, Dorsal Atlântica 2012 (2012), com a formação clássica Carlos Lopes (vocais/guitarra), Cláudio Lopes (baixo) e Hardcore (bateria) (veja a campanha na época aqui).

 

Experiência bem-sucedida, era vez de uma nova tentativa de financiamento coletivo, dessa vez buscando contar em forma de filme a história da banda. Eis que surge depois de quase 4 anos de muito trabalho e diversas complicações durante o caminho, o documentário Guerrilha – A Trajetória da Dorsal Atlântica (nome similar ao antigo livro de 1999 Guerrilha! A história da Dorsal Atlântica).

 

O projeto do crowdfunding do documentário dependia de apenas R$ 9.999.00, meta batida com folga graças a contribuição de 152 apoiadores (todo o excedente arrecadado foi reinvestido no próprio documentário). Assim como no financiamento do cd, haviam pacotes que conforme o valor da contribuição, eram retribuídos com diversos prêmios (nome do apoiador nos créditos, pôster, DVD, convite para estreia, single da faixa O Retrato de Doria Gray, etc.), uma forma bem interessante de premiar aos maiores esforços.

 

Os responsáveis pela empreitada de compilar 30 anos dessa trajetória em vídeo foram Frederico Neto e Alexander Aguiar, dois cineastas e fãs da banda que além de diretores, fizeram papel de montadores, diretores de fotografia, tradutores e outras funções, tudo isso com alguns tropeços no caminho (o projeto chegou até mesmo a ser descartado a certa altura e ser refeito do zero).

 

 

Confesso que não fiquei sabendo desse crowdfunding na época, então só pude adquirir meu exemplar agora através do site da produtora. Gostei muito do material como um todo, os DVD´s são bem interessantes e o material gráfico é de ótima qualidade. Só fiquei com a impressão de que para uma pessoa que queira conhecer a DORSAL ATLÂNTICA do zero ou que conheça pouca coisa da banda, sua história, tão rica, ficou contada de forma um pouco corrida. De resto, um material digno dessa grande banda.

 

Conteúdo
DVD 1 Guerrilha – A Trajetória da Dorsal Atlântica
Documentário: o surgimento da banda, a “excomunhão” em Lambari/MG, mudanças no visual e das letras para o inglês, saída e entrada de membros, a polêmica em torno do disco Alea Jacta Est, o abaixo-assinado com 35.000 mil assinaturas para a banda tocar no Monsters Of Rock 1997, a suspensão das atividades da banda e os projetos paralelos de Carlos Lopes, o retorno da formação clássica para gravação do CD Dorsal Atlântica 2012, casos da cena metal brasileira dos anos 80 e 90 / Extras: a adolescência de Carlos Lopes no Colégio Acadêmico, recuperando a fita master do LP Antes do Fim, casos contados por fãs e a origem do nome do disco Dividir E Conquistar / Entrevistas: Carlos Lopes, Gastão Moreira, Eduardo Bonadia e João Gordo

 

DVD 2 MMXII
Documentário: filmagem do último dia de ensaio da banda durante as gravações do cd Dorsal Atlântica (2012) / Clipes: My Generation, Loyal Legion Of The Admirers, Take Time, Thy Kingdom Come, All The Woman I’ve Loved e Stallingrado / Shows: 14 músicas gravadas ao vivo em shows no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo entre 1985 e 1998

 

Livreto e pôster
Livreto com 42 páginas contendo textos dos envolvidos no documentário relatando os contratempos, suas histórias com a banda, a corrida contra o tempo, grana curta, etc. / Pôster grande frente e verso estilo cartaz de filme com a capa do documentário e o nome de cada um dos colaboradores

 

CD e adesivo
Músicas O Retrato de Dorian Gray (inédita), Guerrilha (regravação) e áudio com Carlos Lopes contando detalhes da trajetória da banda / Adesivo com a capa do documentário

 

O documentário contendo todo esse material pode ser adquirido no link da produtora abaixo por R$ 80,00 (frete já incluso)

Deixe seu comentário!

Comments are closed.

Review: The First of the Listeners, Recitations

      Obscuro, sombrio e assustador! Assim podemos definir The First of the Listeners, álbum de estreia dos noruegueses […]

Review: Prologue In Death & Chaos, Death Chaos

      Curitiba sempre teve uma cena muito boa da música pesada. De lá vem dois grandes nomes do […]

Review: Once and for all, Perc3ption

      Imagine a cena: você se senta confortavelmente diante de seu computador, abre uma cerveja bem gelada (no meu […]

Review: 14 Sovereigh, Vpaahsalbrox

      Quando se fala em bandas de Heavy Metal vindas do Texas, nos Estados Unidos, de quem você […]