Thursday, May 9, 2024

Cogumelo: documentário em comemoração aos 35 anos

Posted by Redação Mondo Metal On May - 14 - 2015

 

 

Neste dia 15 de maio será lançado um documentário para registar a história de uma das gravadoras underground mais importantes do mundo: a Cogumelo Records, que esse ano completa 35 de história – e muita luta – sob o comando de João Eduardo de Faria Filho e Creusa Pereira de Faria (a Paty).

 

O documentário foi produzido pelo trio Clinger Carlos, Gisela Cardoso e Anderson Sabazinho e mostrará vários depoimentos em diferentes cidades, países, festivais, eventos e bares com personalidades da década de 80 que de alguma forma vivenciaram essa história. Foi graças a Cogumelo que o Brasil e boa parte do mundo começou a enxergar Belo Horizonte como um celeiro de novas bandas e sua crescente cena roqueira que se concentrava na extinta loja da Rua Augusto de Lima com Rua Rio de Janeiro.

 

Surgida inicialmente como uma loja de discos de rock em geral em 1980, a Cogumelo Records lançou em 1985 o clássico split Sepultura/Overdose (item cult de colecionado que chega a valer hoje mais de R$ 300,00). A partir daí foram mais de 150 lançamentos de diversos estilos como Rock, Punk, Hardcore, Heavy, Death, Thrash, Black Metal, etc. De bandas como Mutilator, Sarcófago (única banda brasileira na lista dos 100 melhores discos de Black Metal pela Decibel Magazine e referência mundial no estilo), Holocausto, Chakal (Vladmir Korg chegou a trabalhar na loja antes de formar a banda), Witchhammer, Atack Epiléptico (considerados um dos precursores do grindcore), Attomica, D.F.C., Olho Seco, Ratos de Porão, Dorsal Atlântica, Eminence, Impurity, Pato Fu e um monte de outras bandas que nem dá para listar aqui.

 

Mensurar o impacto que esses lançamentos, sobretudo nos anos 80/90, tiveram sobre a cena metal do país é impossível. Uma geração inteira de jovens bangers foi influenciada por todas essas bandas e a partir daí decidiram formar as suas próprias bandas e fazer o ciclo continuar.

 

Essa não é a primeira homenagem que a Cogumelo recebe. Em 2012 foi lançado o livro Catálogo Cogumelo 30 anos realizado com os benefícios da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. O livro teve uma tiragem limitadíssima de apenas 1.000 cópias que se esgotaram e assim como o split também se tornou item de colecionador. O livro é muito bem feito, com acabamento de primeira qualidade, fotos de recortes de jornais da época, todo catálogo lançado até então com informações de cada disco e outros detalhes. Acompanha o livro um CD com 18 músicas.

 

Para a festa ficar completa, neste sábado (16/05) acontecerá no Music Hall o show de comemoração com as bandas Pathologic Noise (lançando Gore Aberration), Nervochaos (divulgando The Art Of Vengance, 2014), Hatefulmurder (divulgando No Peace, 2014) e os norte-americanos do Nile (ainda divulgando At The Gate Of Sethu, 2012).

 

Parabéns a Cogumelo e vida longa!

 

[Nota do editor]:
Em nota enviada ao Mondo Metal na tarde da última quarta-feira (13), a Cogumelo Records esclarece que o documentário “Cogumelo 35 anos” não se trata de material oficial da gravadora. Confira a nota:

 

“Não há nenhum documentário oficial sobre os 35 Anos da Cogumelo a ser lançado no momento. Há sim um projeto para isso, mas sem data e previsão de início das gravações e edições de imagens, fotos, e afins. Não passa ainda de um projeto! Está a cargo de João Neto, que idealizou o Catálogo Cogumelo 30 anos.

 

O que temos colaborado, já de longa data, são documentários sobre o Metal em Minas Gerais, o que nos enche de orgulho e satisfação ao fazê-los. Assim foi com o Ruído das Minas e também com o Cogumelo 35 anos, que muitos pensam ser documentários sobre a Cogumelo em si, mas é um apanhado maravilhoso sobre o cenário mineiro e fazemos parte, com muita honra, do mesmo.

 

Assim que o projeto do documentário OFICIAL ficar pronto, informaremos aos amigos que nos acompanham já há tantos anos através de nossa assessoria de imprensa.”

 

Confira o teaser do documentário

Deixe seu comentário!

Comments are closed.

Review: The First of the Listeners, Recitations

      Obscuro, sombrio e assustador! Assim podemos definir The First of the Listeners, álbum de estreia dos noruegueses […]

Review: Prologue In Death & Chaos, Death Chaos

      Curitiba sempre teve uma cena muito boa da música pesada. De lá vem dois grandes nomes do […]

Review: Once and for all, Perc3ption

      Imagine a cena: você se senta confortavelmente diante de seu computador, abre uma cerveja bem gelada (no meu […]

Review: 14 Sovereigh, Vpaahsalbrox

      Quando se fala em bandas de Heavy Metal vindas do Texas, nos Estados Unidos, de quem você […]