Sunday, November 24, 2024

Vocalistas mineiras discutem o preconceito na música pesada

Posted by Redação Mondo Metal On September - 6 - 2013

 

assina_chris

 

Preconceito contra as mulheres no heavy metal. Isso ainda existe? Sim, infelizmente. O tema é recorrente, faz parte das rodas de conversa dos fãs da música pesada e chegou a ser abordado no ótimo (e importante) documentário “Mulheres no Metal”, da diretora mineira Gracielle Fonseca. Na última semana o assunto voltou a ser discutido quando as vocalistas do Sacrificed, Nostoi e Immortal Opus gravaram a video-chamada do festival Girlscaos, que acontece no próximo domingo (8), em Belo Horizonte.

 

Vistas muitas vezes como mulher-objeto ou ainda sob a desconfiança de muitos, aos poucos elas vão rompendo os preconceitos e mostrando que a música é democrática e dá lugar a todos. Para entender um pouco mais sobre o assunto sob o ponto de vista feminino, o Mondo Metal conversou com as vocalistas Kell Hell, Nienna Ni, e Alessandra Nunes, que responderam as mesmas perguntas. Confira!

 

Kell Hell (Sacrificed)
Mondo Metal: Muito se fala do preconceito na música de forma geral em relação as mulheres. Hoje, na música pesada, você acha que isso ainda acontece?”
Se eu disser que, atualmente, esse preconceito em relação a mulheres na “música pesada” não acontece mais, estarei mentindo. Acontece sim. Mas isso vem diminuindo com o tempo. Acho que o preconceito está dissipando por diversos fatores, dentre eles a maior participação da figura feminina na cena. Hoje temos mais bandas com integrantes mulheres, vocalistas e intrumentistas. Hoje também há mais mulheres frequentando os shows. Mas é claro que ainda há aqueles que insistem em achar que “metal não é coisa de menininha” (risos), como nós mesmas dissemos na vídeo-chamada para o evento GirlsCaos. Mas o número de “pessoas que torcem o nariz” para bandas com mulheres vem diminuindo consideravelmente. Afinal, a tendência é as pessoas evoluirem e abrirem a cabeça, não é mesmo?!

Mondo Metal: O que é para você participar de uma noite só com bandas comandadas por mulheres?
Para mim, participar de uma noite com bandas “comandadas” por mulheres é muito interessante! É muito bom poder fazer parte deste evento, e desde já eu gostaria de parabenizar a produção do show pela iniciativa e a vocês do Mondo Metal pelo apoio. Só a existência desse evento já demonstra a maior aceitação que as bandas com figuras femininas têm tido na atualidade. Além do mais, é uma boa oportunidade para que, aqueles que ainda não tiveram a chance ou “curiosidade” de ouvir e ver o trabalho de bandas com front-women, conheçam o som das quatro bandas que tocarão no evento. Enfim, falo em nome do Sacrificed que estamos muito felizes e empolgados com o show GirlsCaos. E convidamos a todos os headbangers para comparecer! Até porque, planejamos algumas surpresas que só quem for verá (risos)!

 

Nienna Ni (Nostoi)
Mondo Metal: Muito se fala do preconceito na música de forma geral em relação as mulheres. Hoje, na música pesada, você acha que isso ainda acontece?”
Acho que ainda acontece, mas a aceitação já melhorou bastante em relação há alguns anos atrás. Um dos problemas que eu vejo é o pessoal achar que por ser vocal feminino, a banda é necessariamente de “gothic metal”. Acho que ainda existe uma certa ignorância (no sentido de falta de conhecimento mesmo) sobre o que é a voz feminina. Lembro também de uma fala da Ariadne (Valhalla) no Documentário “Mulheres no Metal”, a respeito de ser baterista: que antes do show, quando descobrem que ela é baterista, pensam que ela não vai dar conta de tocar, que ficam de olho pra ver se ela vai errar, como vai reagir a isso… Mas vamos continuando na luta por mais espaço sempre e menos preconceito.

Mondo Metal: O que é para você participar de uma noite só com bandas comandadas por mulheres?
Acho que a vantagem é principalmente em relação ao público, que será direcionado só para bandas de vocal feminino. Não correremos o risco de ter pessoas que não gostem de mulher cantando (eu espero. rs). Isso diminui a dispersão entre um show e outro. Mas o mais legal será a surpresa que preparamos. Tem que ficar até o final do evento pra poder assistir.

 

Alessandra Nunes – Immortal Opus
Mondo Metal: Muito se fala do preconceito na música de forma geral em relação as mulheres. Hoje, na música pesada, você acha que isso ainda acontece?”
Acredito que ainda exista, embora muitas vezes disfarçado. Quando se trata de uma mulher na linha de frente, é muito comum darem mais atenção ao corpo e à beleza do que ao talento, e isso também é uma forma de preconceito. Meu objetivo não é ser um rostinho bonito, mas empolgar e emocionar as pessoas com o nosso som. A Immortal Opus tem também uma mulher na bateria, a Izabella Dias, e ela bota muito marmanjo no chinelo. Mas aos poucos a mentalidade está mudando graças ao trabalho de algumas bandas espetaculares como Shadowside, Nostoi e Sacrificed.

Mondo Metal: O que é para você participar de uma noite só com bandas comandadas por mulheres?
Estou muito empolgada! Um pouco tímida devido à responsabilidade, mas muito ansiosa! Queremos mostrar a nossa força! Como sou iniciante, pra mim é uma grande honra dividir o palco com vocalistas que são inspiração pra mim. Sou fã assumida da Nostoi, e a Sacrificed é uma das minhas maiores referências de heavy metal com vocal feminino. Ainda não conheço o trabalho das meninas do CSG, mas estou muito curiosa pra curtir também. Com certeza será um evento memorável!

 

Leia também:
Vocalistas convocam o público para o Girlscaos

 

E, claro, aproveitamos para perguntar sobre as bandas. Cada uma passa por um momento específico na carreira com o Sacrificed seguindo na turnê de divulgação do grande The Path of Reflections, lançado em vários países, Nostoi começando a divulgar o álbum Railroad(s), seu primeiro full-lenght, e o Immortal Opus em estúdio preparando o primeiro trabalho.

 

Kell Hell (Sacrificed)
Mondo Metal: Falando sobre o Sacrificed, quais são os projetos aí pela frente? O álbum The Path of Reflections é um verdadeiro sucesso! Já foi lançado em quantos países?
O álbum “The Path of Reflections” realmente teve uma ótima aceitação. Até maior do que esperávamos (risos). Temos uma distribuidora no Brasil, a Shinigami Records, uma distribuidora internacional do álbum em versão digital, a italiana DeFox Records/Heart of Steel, e temos também uma distribuidora do nosso álbum no Japão, a Spiritual Beast. Quanto a novos projetos, nossa, temos muitos! Primeiro, estamos trabalhando em versões acústicas das nossas músicas. Temos um segundo clipe engatilhado. Também já começamos novas composições. E, é claro, continuaremos em turnê para divulgação do “The Path of Reflections”. Muita coisa nova está por vir! Mais uma vez gostaria de agradecer ao Mondo Metal pela oportunidade e convocar a todos para o show – GirlsCaos, dia 08/09 em BH. Vai perder?! (risos)

 

Nienna Ni (Nostoi)
Mondo Metal: Falando sobre o Nostoi, como tem sido a divulgação do Railroad(s) este ano? Como o público tem recebido o álbum?
Já fizemos, se não me engano, 4 shows este ano de divulgação do álbum. A recepção está muito boa. As pessoas tem gostado bastante. Estamos recebendo encomenda de outros estados até. Agora estamos tentando levar o “Railroad(s) live” pra fora de Minas. Esperamos ter notícias em breve.

 

Alessandra Nunes – Immortal Opus
Mondo Metal: Fale um pouco sobre o Immortal Opus. Quais são os projetos da banda?
O projeto já existe desde 2009, e veio ganhar força este ano. O line-up é composto por Guilherme Hübner e Victor Aburachid nas guitarras, Samuel Vieira no baixo e Izabella Dias na bateria. Nossas influências são bem diversificadas, dentre elas Death, Power, Prog e Heavy Metal, mas não nos limitamos a nenhum gênero em nossas composições. Inclusive brincamos entre a gente que o nosso estilo é o Opus Metal! Agora estamos trabalhando na gravação do nosso primeiro EP em parceria com o Studio WZ (Eminence), que será lançado no início do ano que vem. Ao mesmo tempo, estamos trabalhando em novas composições, e sempre preparando novidades pros shows. O trabalho não acaba nunca, estamos muito felizes e queremos sempre fazer o melhor possível pra agradar o público que tem dado uma resposta maravilhosa pra gente.

 

Serviço
Girlscaos, com as bandas Sacrificed, Nostoi, Immortal Opus e Cansei de ser Groupie
Data: 08 de setembro
Horário: 14 horas
Local: Matriz (Rua Guajajaras, 1353 (Terminal JK), Centro, BH)
Ingressos: R$ 18,00 – antecipado e R$ 20,00 – portaria
Apoio: Mondo Metal

Deixe seu comentário!

Comments are closed.

Review: The First of the Listeners, Recitations

      Obscuro, sombrio e assustador! Assim podemos definir The First of the Listeners, álbum de estreia dos noruegueses […]

Review: Prologue In Death & Chaos, Death Chaos

      Curitiba sempre teve uma cena muito boa da música pesada. De lá vem dois grandes nomes do […]

Review: Once and for all, Perc3ption

      Imagine a cena: você se senta confortavelmente diante de seu computador, abre uma cerveja bem gelada (no meu […]

Review: 14 Sovereigh, Vpaahsalbrox

      Quando se fala em bandas de Heavy Metal vindas do Texas, nos Estados Unidos, de quem você […]