Christiano Gomes*
Um coletivo de bandas. Essa foi a alternativa encontrada por alguns grupos cariocas, insatisfeitos com a realidade do cenário pesado da cidade, para buscar melhores condições de shows e divulgação. A ideia partiu de integrantes de algumas bandas locais que formaram em 2012 a Liga HC. Sem se prender a um estilo específico, a liga foi responsável por uma série de shows que movimentaram a cena underground da capital fluminense em 2012. O primeiro deles, com a participação das bandas P.R.O.L., Malvina, Arested for Possession, Feroz e Macacos me Mordam, foi responsável pelo encontro de várias bandas e fortalecimento da ideia de que juntas elas poderiam ser mais fortes e mostrar seu trabalho para um público cada vez maior. As ações da Liga HC no cenário underground carioca foram responsáveis, por exemplo, por colocar o quarteto P.R.O.L. na abertura do show dos veteranos nova-iorquinos do Agnostic Front em outubro último.
Belo Horizonte já teve uma iniciativa semelhante a da Liga Hardcore que acabou não seguindo em frente. O Movimento Metal Mineiro – ou simplesmente M3 – reunia aproximadamente 20 bandas mineiras que também pretendiam, entre outras coisas, o fortalecimento da cena pesada do estado através de ações conjuntas entre bandas, produtores, casas de shows e mídia especializada.
A Liga Hardcore comemora no próximo dia 24 de março seu primeiro ano de atividades com um show no Teatro Odisséia, na Lapa. Boa oportunidade para conferir o que há de novo na cena underground carioca.
Serviço
Liga Hardcore RJ
Show com as bandas Norte Cartel, P.R.O.L. Macacos me mordam e Paura
Data: 24 de março
Horário: 17 horas
Local: Teatro Odisséia (Rua Mem de Sá, 66, Lapa)
Ingressos: R$ 15,00 (via Facebook – www.facebook.com/ligahc) e R$ 20,00 (na hora)
Saiba mais sobre a Liga Hardcore: www.facebook.com/ligahc
Confira a música Seu Futuro, da Banda P.R.O.L.
* Com informações de Sylvia Von Sussekind