Quando se fala em música pesada, a Noruega pode ser considerada um celeiro de bandas de diversos estilos. Conhecido no mundo inteiro pelo Black Metal norueguês, o país também exporta um sem número de bandas de estilos variados como o Symphonic Metal do quarteto Sirenia.
Com quase quinze anos de carreira, a banda acaba de lançar seu sétimo álbum de estúdio The Seventh Life Path, um trabalho que segue a mescla entre o peso e o lirismo. Com canções bem trabalhadas e uma produção acima da média, o álbum transcorre inteiro em alto nível.
Oito ou oitenta
Como dito, The Seventh Life Path segue a mescla entre o peso das guitarras de Morten Veland e Jan Erik Soltvedt e o lirismo da vocalista Ailyn. Separamos algumas faixas que tem audição obrigatória para que o leitor entenda a síntese do novo trabalho do Sirenia. O peso: Sons of the North e The Silver Eyes. A primeira, após uma introdução calma, imprime grande peso, principalmente pelas palhetadas em ritmo cadenciado. Sem perceber você já estará acompanhando batendo cabeça. A segunda vai além no peso e já começa mais acelerada que a primeira, mas o que realmente chama a atenção é a bateria extremamente rápida. Coincidência ou não são justamente as maiores faixas do álbum com 8’15” e 7’26”, respectivemente. Poderia incluir nesta lista também a grande Concealed Distain, mas para efeito de exemplo ficamos com as duas. O lirismo: Tragica, a balada que encerra o álbum. Ao menos meia faixa é baseada na perfeita e afinada voz da espanhola Ailyn. Só então os instrumentos aparecem. Mas nem precisava, a frontwoman é perfeita e dá conta do recado.
The Seventh Life Path marca o retorno do Sirenia à gravadora Napalm Records, responsável pelos dois primeiros álbuns da banda, An Elixir for Existence e At Sixes and Sevens.
Impossível não falar sobre a grande capa feita pelo designer Gyula Havancsák da Hjules Illustration And Design. Sombria e repleta de referências ao álbum. Realmente chama a atenção!
The Seventh Life Path é competente, extremamente bem gravado e um presente aos fãs da banda.
Sirenia
Álbum: The Seventh Life Path
Gravadora: Napalm Records/Shinigami Records
01. Seti
02. Serpent
03. Once My Light
04. Elixir
05. Sons Of The North
06. Earendel
07. Concealed Disdain
08. Insania
09. Contemptuous Quitus
10. The Silver Eye
11. Tragedienne
12. Tragica
Confira o clipe da faixa Once My Light: