Head banging!
Quando se fala em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, imediatamente vem à cabeça uma série de imagens como Pantanal, jacaré, tucano e tudo mais que o nosso “pré-conceito” coletivo manda. Mas para quem já morou e conhece bem a cidade – como é o caso deste que vos escreve – a coisa é bem diferente. A capital sul-matogrossense vai muito além do sobá (típico macarrão japonês servido na cidade), do tereré (o chimarrão gelado do estado) ou das tradições indígenas e mostra cada vez mais vocação para um estilo musical bem diferente da tradicional guarânia paraguaia, o heavy metal. Isso mesmo, heavy metal!
Formado por Wille Cardoso (voz), Leandro Motta e Max Batista (guitarras), Luciano Rivero (baixo) e Augusto Morais (bateria), o Shadows Legacy lança seu primeiro álbum, o competente EP Rage and Hate com 4 faixas que vão servir de prévia para o lançamento principal da banda, o full-lenght You´re going to Straight to Hell que terá a participação ilustre do ex-vocalista do Iron Maiden Blaze Bayley. É do sexteto inglês, aliás, a maior influência dos sul-matogrossenses que fazem um heavy metal tradicional direto e sem firulas.
As duas primeiras faixas – inéditas – devem fazer parte do track list do novo álbum, enquanto outras duas – retiradas da demo The Sky is Falling Down, de 2010 – completam o EP. Muita criatividade, nada de exageros ou virtuoses desnecessárias e músicos preocupados com a qualidade da música. Essa parece ser a fórmula do sucesso do Shadows Legacy. Se continuar assim, o caminho da banda será longo e vitorioso.
O destaque do grupo é o vocalista Wille Cardoso que sabe usar com inteligência sua voz que não é de tons mais altos. Justamente por isso não abusa dos agudos. Um dos grandes problemas do metal tradicional é exatamente esse, quando o vocalista passa dos limites da voz e deixa o som da banda insuportavelmente chato. Não é o caso. Cardoso sabe usar bem a voz. Falando das músicas em si, a “aura Iron Maiden” das composições é uma constante, mas isso não torna a banda uma mera cópia dos ingleses, o Shadows Legacy tem personalidade! A primeira faixa Rage and Hate, que dá nome ao álbum é o ponto alto do EP. Começa com um bonito dedilhado que dá lugar a uma música vibrante e muito bem trabalhada, onde tudo se encaixa bem. Há um trecho de quebrar o pescoço bem no meio da música. Quando você menos percebe já está batendo cabeça!
Shadows Legacy é um nome para ser guardado! E o Mato Grosso do Sul para ser respeitado!
* Resenha escrita ao som de Alexander the Great
Shadows Legacy
Rage and Hate
Gravadora: Independente
01. Rage and Hate
02. We are the Legacy
03. Angel of Hell
04. Far from the Light
No Programa Mondo Metal da próxima segunda-feira (19), pela Elo FM, 87,9 de Belo Horizonte, você poderá conferir uma faixa da banda.
Serviço:
Programa Mondo Metal
Horário: 22 horas
No rádio: 87,9 (Belo Horizonte)
Na web: www.elofm.com.br/vivo
Ouça a pré-produção da faixa Rage and Hate