Revelar bandas novas para o grande público. Esse tem sido o intuito maior da coletânea brasileira Imperative Music, que chega ao seu oitavo volume com 17 bandas. A novidade desta edição fica por conta da parceria firmada entre a produção brasileira e as gravadoras Nuclear Blast e Relapse Records, responsável por incluir no álbum duas grandes bandas do cenário internacional: Epica e Obituary. A primeira entra com a faixa The Essence of Silence, do álbum The Quantum Enigma e a segunda com Visions in my head, do recente Inked in Blood.
As quinze bandas restantes vêm do Brasil, Austrália, Uruguai, Macedônia, Bélgica, Canadá, Suíça, Estados Unidos, Holanda e Taiwan, um leque amplo da nova música pesada mundial.
Entre as bandas estrangeiras, destaque para os australianos do Killrazer com seu Thrash Metal mesclado com um Death Metal ultra rápido e pesado, seguido dos uruguaios do Fallen Fron Skies com um Thrash Metal competente com ares de Testament e os macedônios do Agni Kai com um Thrash oitentista de primeira, muito bem composto e tocado. Fechando a lista com os destaques “de fora”, temos os belgas do Guilty As Charged, com fortíssima influência de Metallica antigo, inclusive nos vocais muito parecidos com James Hetfield. Sem parecer uma mera cópia dos criadores do Thrash Metal, a banda é a melhor do álbum e provavelmente terá caminho longo e vitorioso no cenário mundial.
Entre as brazucas – são cinco – o destaque vai para o competente Hard Rock do Marenna – projeto do gaúcho Rodrigo Marenna – na faixa Need to Believe. Extremamente bem gravado e com grande produção, a música deve agradar em cheio aos fãs do Bon Jovi ainda nos primórdios da carreira. A banda é outro ponto alto do álbum.
Mais uma vez a coletânea Imperative Music cumpre o papel de apresentar novas bandas que certamente estarão brigando por seu merecido espaço no cenário da música pesada nacional e internacional. Que iniciativas como esta nunca morram!
Imperative Music vol. VIII
01. Epica – The Essence of Silence (Holanda)
02. Elephant – The Best Worst Rain (Brasil)
03. Obituary – Visions in My Head (EUA)
04. Killrazer – Seven Years (Austrália)
05. Fallen From Skies – Change (Uruguai)
06. Agni Kai – Black Lotus (Macedônia)
07. Guilty As Charged – I’ll Never (Bélgica)
08. Fragmenta – Odimorsus (Austrália)
09. Numbness – LSD-25 (Brasil)
10. Winterhearth – Speak No Evil (Canadá)
11. Spit – Castaway (Brasil)
12. Meltdown – Foolish Soul (Suíça)
13. Seconds To End – Castle (EUA)
14. Marenna – Need to Believe (Brasil)
15. Kingdom Stone – When I Close My Eyes (Brasil)
16. Harry Loisios – Burn Out (Holanda)
17. Shepherd – The Great Scientist (Taiwan)
Ouça a faixa Need to Believe, da banda Marenna