O heavy metal nacional tem experimentado nos últimos anos um nível de profissionalização sem precedentes na parte técnica de produção dos álbuns, com profissionais renomados assinando as novas produções nacionais e o uso de equipamentos de ponta. Há uma nítida melhora na qualidade do que vem sendo produzido no Brasil e o reflexo disso temos visto no reconhecimento cada vez maior e nas seguidas turnês europeias que os grupos brasileiros têm feito
Os cariocas do Somagnet são um bom exemplo disso. O quarteto acaba de lançar seu primeiro EP que foi masterizado por ninguém menos que – acreditem – o dinamarquês Flemming Rasmussen, responsável por álbuns como Ride the Lightning, Master of Puppets e …And Justice for All, do Metallica. O resultado não poderia ser outro senão um álbum tecnicamente perfeito, com uma qualidade de som impressionante!
Haunted Mansion é um EP de 4 faixas que transitam muito bem entre o Thrash Metal e até mesmo o Prog Metal. O álbum abre com a faixa Don´t Play as a Fool que claramente bebeu na fonte de James Hetfield e companhia, principalmente no período Load/Reload/St.Anger (e entes que o leitor queira jogar pedra neste que escreve, é bom que se diga aos que não gostam muito da trinca – sou um deles – que o resultado ficou surpreendente!). Com direito aos inconfundíveis “yeah” do carismático líder do Metallica, a música intercala trechos pesados com ótimos riffs e muitas palhetadas para bater cabeça, com outros limpos e suaves. Em seguida, e aumentando a velocidade, vem Healer que deixa clara a experiência dos músicos. Ótimo trabalho de guitarras e principalmente da bateria que mostra competência no uso do bumbo duplo na medida certa. Go Get´Em tem uma pegada diferente. Mais acelerada, a música tem uma construção que se aproxima do Prog Metal, com palhetadas rápidas e vocal mais limpo. O ponto alto do álbum ficou para o final com a excelente e pesadíssima instrumental Haunted Mansion, faixa que dá nome ao disco. Riffs oitentistas, palhetadas e muito head banging podem resumir a música que é mais crua e direta que as anteriores. Se nas duas primeiras faixas a banda buscou inspiração na trinca Load/Reload/St.Anger, ela agora veio da “trinca de ouro” Kill/Ride/Master.
Que não se enganem os ouvintes achando que a banda é uma cópia do Metallica, não, não é! o quarteto carioca tem personalidade e mostra muita criatividade em suas músicas. Haunted Mansion é um senhor cartão de visitas de uma banda que não está disposta a ser apenas mais uma no cenário nacional.
Na próxima segunda-feira (31), você confere no Programa Mondo Metal – especial de 3 anos – uma das faixas do EP Haunted Mansion. O programa vai ao ar toda segunda-feira, às 22 horas, pela Elo FM, 87,9 de BH. Ouça também pelo www.elofm.com.br/vivo