Eurocaos, o álbum mais recente do Uganga, é um marco na carreira deste quinteto mineiro que comemora 20 anos de estrada. O disco é o registro de uma bem sucedida turnê feita pela banda em 2010 pelo velho mundo.
A impressão é a melhor possível antes mesmo de retirar o CD da caixinha. Uma capa dura envolve o CD (que fique bem claro que não se trata de um digipack) e um encarte de 26 páginas conta em detalhes toda a turnê desde o dia 01 de setembro de 2010 quando a banda deixou o Triângulo Mineiro rumo à Europa. Não deixe de ler o tour report feito pela banda. É interessantíssimo! Destaque para os relatos sobre a pequena cidade polonesa de Wegorzyno – quase deserta, como diz a banda – onde o grupo encontrou dois locais que ofereceram cerveja quente para selar a amizade ou a “bola de pelos” comida em um restaurante viking. Voltando ao CD, dentro dele há um segundo encarte de 18 páginas com todo o registro fotográfico do giro europeu e os longos e necessários agradecimentos. Como produto Eurocaos está acima da média de praticamente tudo que vem sendo lançado no Brasil nos últimos anos. É de se admirar o cuidado com o registro total da turnê – e o respeito ao fã – que a banda teve ao lançar este Eurocaos ao Vivo, quarto álbum do grupo.
A banda espalhou o caos pela Europa no segundo semestre de 2010. Foram 29 dias de estrada com 18 shows por 10 países: Alemanha, Suíça, Bélgica, Holanda, República Checa, Polônia, Áustria, França, Espanha e Portugal. Pequenos pubs com cena HC forte e alguns shows maiores com bandas de estilos mais variados foram a marca da turnê. O ponto alto foi o festival alemão Razorblade, na cidade de Datteln, onde foi gravado o álbum.
O track-list de Eurocaos ao Vivo é uma mescla dos três primeiros álbuns da banda com faixas conhecidas como Asas Negras, 3XC, Meus Velhos Olhos de Enxergar o Mal, Fronteiras da Tolerância, entre outras, acrescido de duas versões absolutamente surpreendentes e espetaculares: Troops of Doom, um dos hinos do início da carreira do Sepultura e uma versão curta do clássico maior Nightmare, do Sarcófago, faixa onde Manu Joker (que gravou o álbum Rotting) vai para a bateria para o delírio dos fãs saudosos da banda mineira. Além destas, três faixas inéditas completam o disco: Não Desista, Desespero e Antwerpen Dub. Acha que acabou? Não, o álbum ainda vem com os clipes das faixas Meus Velhos Olhos de Enxergar o Mal e Fronteiras da Tolerância. E para encerrar – sim, acredite, ainda tem mais – um ótimo documentário sobre a turnê. É…
E como o show não pode parar, ao mesmo tempo que a banda ainda vive o lançamento de Eurocaos ao Vivo, um novo álbum já está sendo preparado. Opressor será o sucessor do registro europeu. Ainda colhendo os frutos do giro anterior, a banda fez este ano sua segunda turnê européia. Sobre o álbum ao vivo o vocalista Manu “Joker” explica como as coisas aconteceram desde o lançamento de Vol 3: Caos, Carma Conceito: “Nesse intervalo rolou de lançarmos o Eurocaos Ao Vivo e de fazer a segunda turnê Européia, e não queríamos comprometer a qualidade dos trabalhos fazendo tudo ao mesmo tempo”.
Em todos os aspectos Eurocaos ao Vivo é uma obra prima do metal nacional. Uma mostra da competência e do trabalho de uma banda que conquistou a Europa e segue sua batalha pelos palcos brasileiros.
Eurocaos ao vivo
Gravadora: Sapólio Rádio e Incêndio Discos (Brasil) e Metal Soldiers Records (europa)
Track-list
01 – Kali-Yuga
02 – Asas Negras
03 – 3XC
04 – Meus Velhos Olhos de Enxergar o Mal (2 Lobos)
05 – Sua Lei, Minha Lei
06 – Zona Árida
07 – Fronteiras da Tolerância
08 – Van
09 – Troops of Doom
10 – Nightmare (Short Version)
11 – Não Desista (Bonus Track)
12 – Desespero (Bonus Track)
13 – Antwerpen Dub (Bonus Track)
Assista a banda ao vivo na Polônia em sua segunda turnê européia, este ano.