Antigamente definir o estilo de uma banda de heavy metal era relativamente fácil. Thrash, Death, Black e outras poucas definições eram suficientes para descrever o som de um grupo. Com o passar dos anos a música pesada ganhou um sem número de subgêneros que tornam essa tarefa cada vez mais difícil. Uma das definições que mais ganhou força nos últimos dez anos (pelo menos) foi o Brutal Death Metal, versão mais acelerada e mais pesada derivada do Death Metal que tem nos brasileiros do Krisiun um de seus maiores nomes no mundo.
Representante da nova geração do Brutal Death Metal, o quinteto francês Insain mal teve tempo para mostrar ao mundo todo seu potencial, já que antes mesmo do lançamento do segundo álbum, Enlightening the Unknown, no mês passado, o grupo de Paris encerrou suas atividades.
Formado por Louis Lafitte (vocais), David Schonbackler e Nicolas Becuwe (guitarras), Benoit “Bono” Jean (baixo) e Jonathan “Sangli” Juré (bateria), o Insain colocou um mostro nas prateleiras. Enlightening the Unknown é um massacre sonoro feito para poucos! Guitarras pesadíssimas em total harmonia com os intermináveis e perfeitos blast beats são a tônica do álbum que não dá um minuto sequer de descanso aos ouvidos.
Destaca-se no álbum (e nem poderia ser diferente) o impressionante trabalho do baterista Jonathan “Sangli” Juré, extremamente técnico tanto nos blast beats quanto nos raros momentos menos acelerados. Se não houve nenhum um trabalho de edição das batidas, Juré é sobrenatural! A faixa título é uma boa mostra do que pode fazer o dono das baquetas.
Enlightening the Unknown peca apenas por ser muito linear. A pouca variação das músicas, embora pesadíssimas, torna o álbum um pouco cansativo. Mas isso não tira o mérito desses franceses que, infelizmente, não poderão espalhar o caos mundo afora! Enlightening the Unknown é brutal e poderoso!
Insain
Álbum: Enlightening the Unknown
Gravadora: Kaotoxin
01. Abyssum invocatis
02. Absorbing the masse
03. The faceless one
04. Beyond the stellar remnants
06. The scourge
06. Enlightening the unknown
07. Apex
Confira o trailer de Enlightening the Unknown