Pode até não ser novidade uma banda de mascarados fazendo música pesada. Aí estão Brujeria, Slipknot, Mushroonhead, Ghost e outras tantas que não nos deixam mentir. Há que se concordar também que essa estética é um ponto positivo no marketing de uma banda. Mas, verdade seja dita, nem só de máscaras e marketing pode viver um grupo de metal.
Com este conceito em mente começamos a ouvir o EP de estreia do quarteto paulista D.I.E., cuja primeira impressão deixada pela capa minimalista foi boa: preta com a logo da banda e só!
São 4 faixas e pouco mais de 13 minutos de música no EP que leva o nome da banda. Se você gosta da mistura de hardcore com metal (o bom e velho crossover, como costumávamos chamar o estilo, ainda novo na década de 80), então encontrou a banda certa.
É verdade que o D.I.E. pende mais para o metal que para o hardcore, mas é inegável que seus integrantes beberam na fonte de grandes referências do estilo como Sick of It All ou Hatebreed como eles mesmo admitem.
O pequeno álbum abre com o rolo compressor Tit for tat, faixa onde o baterista Mortiz Carrasco “mói” seu instrumento musical com rajadas de bumbo duplo e ótimas quebras de rítmo. Na sequência vem a faixa-título, D.I.E., e seu inconfundível refrão “die, die, die” que se repete ao longo da música e ecoa na sua cabeça fazendo dessa faixa uma das melhores do álbum. Logo depois, Predicted e nova série de bumbos duplos à exaustão e guitarras muito bem colocadas com excelentes riffs. Para abrir uma roda de mosh no meio da sala! Run out of Air fecha o curto álbum mantendo o nível lá no alto. Novamente muito peso vindo da ótima guitarra de Hell Hound e do baixo muito presente de Roger Vorhees. Isso tudo aliado ao vocal gutural de Charles Guerreiro completa de forma absolutamente satisfatória o EP de estreia do quarteto.
O grande EP apresentado pelo D.I.E. não deixa dúvidas de que ainda ouviremos falar muito da banda. Com um pouco mais de estrada e maturidade musical pode se tornar um grande nome do gênero no Brasil.
D.I.E.
Álbum: D.I.E.
Independente
01. Tit for tat
02. D.I.E.
03. Predicted
04. Run out of air
Ouça a faixa Predicted