Não há nada melhor que pegar um álbum de uma banda que não se conhecia, colocar para tocar e ter uma boa surpresa. Foi isso que aconteceu com o Orquídea Negra, quarteto de Santa Catarina que trilha muito bem os caminhos do Heavy Metal tradicional. Apesar dos quase 30 anos de estrada, o grupo conta com uma curta discografia e acaba de lançar seu quarto álbum, Blood of the Gods.
Com a produção refinada de Daniel Dante Filardi, Blood of the Gods bebe direto na fonte da maior banda de Heavy Metal de todos os tempos, Iron Maiden. De lá vem boa parte da sonoridade das 10 faixas do álbum, acrescidas de uma dose generosa de personalidade e algo de setentista que permeia todas as músicas.
Musicalmente falando, Blood of the Gods é um álbum muito forte e pesado. Os ótimos riffs da guitarra de Vinícius Porto, aliados ao baixo “na medida” de Robson Anadon e à bateria técnica e muito bem executada de Raphael Marini já seriam suficientes para fazer deste um grande álbum, mas o maior destaque fica mesmo por conta do ótimo vocalista André “Boca” Graebin que tem excelente alcance vocal e subidas que encontram facilmente os tons mais altos, lembrando em alguns momentos o frontman da Donzela de Ferro, Bruce Dickinson e em outros o baixinho mais carismático da história da música pesada, Ronnie James Dio. Por outro lado, a banda – de maneira geral – tem momentos inspirados nos primeiros anos do, então, quinteto inglês ainda sob o comando de Paul Di’anno.
Dado o alto nível musical de Blood of the Gods, posso recomendar que o álbum seja ouvido do começo ao fim, sem se preocupar em procurar por esta ou aquela música de destaque, mas se ainda assim você insistir em uma dica, ouça a pesada e “maideniana” Idea 136 (listada logo abaixo). É tiro certo!
Seja como for, ao ler as impressões acima, o leitor mais desavisado poderá até achar que trata-se de uma mera cópia do grupo inglês ou da carreira de Dio, seja no Rainbow, Black Sabbath ou solo. Qual o que? Estamos diante de duas grandes referências ao som da banda, isso sim. Blood of the Gods é um álbum que precisa ser ouvido! E para quem ainda não conhece os catarinenses do Orquídea Negra, fica a dica de uma banda competente com um som honestíssimo. Não deixe de ouvir!
Orquídea Negra
Álbum: Blood Of The Gods
Independente
01. Blood Of The Gods
02. True Soldier
03. Idea 136
04. Understand
05. Secret Of Life
06. Anne’ s Song
07. The Darkness
08. They Call Me Insane
09. Flodoardo
10. Rainbow In The Dark
Site: www.orquideanegra.com
Ouça a faixa Idea 136, um dos destaques do álbum