Ainda são poucas as bandas no Brasil que têm a coragem de gravar um álbum inteiro em português. Para o Devachan, banda do interior paulista, gravar na língua pátria tem rendido mais do que os elogios da imprensa especializada. O grupo chegou a receber até uma “Moção de Aplausos” da Prefeitura de Boituva pelo “excelente trabalho realizado em prol da música”.
Política à parte, o quinteto formado por Gabriel Dias (vocal), Leandro Dias (guitarra), Daniel Dias (baixo), Bruno Caresia (bateria) e Michael Santos (teclados), colocou nas prateleiras o EP Andarilho, prévia do primeiro full-lenght que deverá ser lançado ainda este ano.
Com 6 faixas e boa produção de Jr. Jacques e Rodrigo Ricardo, Andarilho trilha com competência os caminhos do Heavy Metal tradicional, com boas incursões da sonoridade dos anos 70. Impossível não fazer um link direto com as bandas oitentistas que também cantavam em português como Azul Limão, Harppia, Centúrias, Salário Mínimo, entre outras.
Mas nem só de Heavy Metal tradicional (como a faixa Mente em Sonhos, que você confere abaixo) vive o Devachan. A banda incorpora outras influências em sua música como as rápidas passagens de Folk Metal que podem ser observadas na faixa Liberdade. A faixa Poetas, que fecha o álbum, tem momentos desafiadores do bom piano (sim, piano!) de Michael Santos. Faixa bonita, extremamente competente.
Apesar das músicas realmente bem produzidas e executadas, o álbum se torna demasiadamente tímido em alguns momentos, com aquela sensação de que a banda tem gás para ir além. Com apenas quatro anos de estrada, o quinteto paulista acaba de dar o primeiro passo. E que venha o full-lenght!
Devachan
Álbum: Andarilho
Independente
01 – Mentalis Corpus
02 – Mente em Sonhos
03 – Mudança de Tempo
04 – Liberdade
05 – Andarilho
06 – Poetas
Confira a faixa Mente em Sonhos