Vamos direto ao ponto: nem tudo na vida merece explicação. Quando um ícone da música pesada sobe ao palco, faz uma saudação nazista e vocifera um inequívoco “White Power” é hora de ligar o sinal amarelo. No caso de Phil Anselmo, reincidente, o sinal vermelho!
Phil Anselmo tem um histórico polêmico: já foi acusado de atos racistas e agora coloca em sua ficha uma infeliz saudação nazista feita diante de seu público. Brincadeira? Alusão ao “vinho branco” que teria sido bebido antes de subir ao palco? Qualquer explicação torna-se desnecessária.
E aí caro amigo leitor do Mondo Metal, deixamos uma pergunta muito direta: será que devemos colocar panos quentes e fingir que “não é com a gente”? Será que devemos “deixar passar” e abafar o caso? Será mesmo?
O preço da omissão é caro e não estamos dispostos a pagar. Fechar os olhos ao absurdo é ser conivente e compartilhar, mesmo que inconscientemente, de ideias (ou ideais) que merecem nosso repúdio.
Não somos melhores ou piores que ninguém, mas o bom senso nos exige uma resposta ao assunto e a nossa é não! Não toleramos atos nazistas! Nem o Mondo Metal como veículo de comunicação especializado, nem a imensa comunidade de fãs da música pesada, nem a sociedade de maneira geral. Não é esse o exemplo que queremos perpetuar para nossos filhos. O nazismo não tem e nunca terá espaço em nossa sociedade! Não daremos esta chance!
De hoje em diante Phil Anselmo não terá notícias relacionadas a sua carreira publicadas nas páginas do Mondo Metal.
Não viu? Assista!
Nossa trilha enquanto a nota estava sendo redigida