Depois de três noites da mais absoluta calmaria musical no Rock in Rio, esta quinta-feira promete ser bastante barulhenta para os amantes da música pesada na capital carioca. Desde cedo fãs formam imensas filas nas redondezas da Cidade do Rock para ver as atrações da primeira “noite do metal” do festival.
Com shows programados à partir das 14h30, o palco Sunset – já conhecido por suas apresentações “casadas” – abre com a trinca nacional República/Dr.Sin/Roy Z. Às 16 horas quem sobe ao palco são as bandas Almah, do vocalista Edu Falash, que deve apresentar em seu set-list algumas faixas do novo álbum Unfold (ainda sem data de lançamento) e os gaúchos do Híbria, lançando o álbum Silent Revenge. Na sequência, às 17h30, quem se apresenta é Sebastian Bach, o eterno vocalista do Skid Row. Como atração principal e fechando a noite do palco Sunset, ninguém menos que o músico e diretor de cinema Rob Zombie.
Enquanto a noite se encerra no palco secundário, o palco principal recebe o show shows dos mineiros do Sepultura, às 18h30, acompanhados dos franceses do Tambours du Bronx em uma reedição do show de 2011 quando as bandas se apresentaram no palco Sunset. Depois, às 20h30, é a vez dos norte-americanos do Ghost BC se apresentarem comandados pelo vocalista Papa Emeritus II. Um misto de gosto duvidoso de teatro e música pesada. Às 22h10 o quarteto Alice in Chains chega colocando o pé no freio da massa sonora da noite. O show – como sempre – é muito aguardado pelos fãs saudosos do grunge norte-americano. Aos 5 minutos da sexta-feira o Metallica – a grande e mais aguardada atração da noite – começa sua apresentação no Rock in Rio. Esta é a sexta vez que o quarteto se apresenta no Brasil e a segunda seguida no festival carioca. No domingo, fechando o festival, a segunda noite de metal vai reunir, entre outros, nomes como Slayer, Iron Maiden, Destruction, Krisiun e Sepultura (desta vez com o cantor e compositor paraibano Zé Ramalho).