Parece fantasiosa a ideia de que em pleno 2015 ainda possam existir órgãos de censura espalhados pelo mundo preocupados com o que as bandas de Heavy Metal vão ou não apresentar em seus shows. Seja como for, retirada de alguma história fantástica ou não, o fato é que isso realmente ainda acontece nos dias de hoje e a mais nova vítima da tesoura dos censores é o Megadeth, que teve seu show “retalhado” na China.
No último dia 6, durante a apresentação na cidade de Pequim, a banda foi proibida de tocar as faixas Holy Wars… The Punishment Due (um dos maiores clássicos da banda) e Angry Again. O set-list ainda teve que ser modificado com a inclusão de longos solos e faixas “instrumentais” como Skin Of My Teeth tocada sem letra.
Em uma publicação em sua conta pessoal no Twitter, o líder da banda Dave Mustaine confirmou que o grupo foi autorizado pela polícia local a se apresentar, mas que teria que respeitar a religião e a política do país.
Esta não foi a primeira vez que este tipo de incidente acontece no país. Em 2013 o Metallica teve que submeter todas as suas letras às autoridades chinesas para ser autorizado a se apresentar no país.
Fica a pergunta: até quando?