Sunday, November 24, 2024

Livro elege os 100 melhores álbuns de metal de todos os tempos

Posted by Redação Mondo Metal On January - 30 - 2013

 

Mário Pescada

 

Listas musicais sempre serão polêmicas. Algumas revistas/sites gostam de fazer as suas de tempos em tempos apenas para criar polêmicas (leia-se aumentar o número de vendas/acesso). E aí vale tudo: o melhor vocalista, melhor show, melhor capa, melhor disco, etc. Imagina então uma lista em forma de livro e ainda por cima com o singelo nome de “Os 100 Melhores e Absolutos Maiores Discos de Heavy Metal do Mundo, Desde Sempre (The 100 Best And Absolute Greatest Heavy Metal Albums In The World, Ever, tradução livre)”?

 

O livro é de autoria da escritora e fã Jaclyn Bond com a ajuda de fãs de metal de outras partes do mundo como forma de ser “um tributo a esses discos que unem as massas do metal”. Por ter sido escrito por uma fã que mostra que entende do assunto e que usa uma linguagem do meio, o livro é fácil e interessante de ser lido.

 

Claro, você vai encontrar discos de bandas que são indiscutíveis (AC/DC, Black Sabbath, Metallica, Iron Maiden, Kiss, Judas Priest, Slayer, etc.), outros de bandas que não são unanimidades no meio (Godsmack, Deftones, Korn, Killswitch Engage, Tool), bandas pouco conhecidas (Benighted, Despised Icon, All Shall Perish) e lembrar-se de muitos outros discos de bandas que mereciam estar ali, mas por serem “apenas” os 100 melhores, ficaram de fora (há no final uma lista com Menção Honrosa para Autopsy, Celtic Frost, Led Zeppelin, Marduk, Scorpions, Suicidal Tendencies, Uriah Heep, etc.). “Minha definição do que faz um disco ótimo é baseado na qualidade da música, a quantidade de pessoas afetadas por ele e a influência sobre a cena heavy metal”, diz a autora no prefácio.

 

Pelas bandas acima deu pra perceber que não se trata de um livro exclusivo de heavy metal. É que na gringa, o estilo é usado de forma genérica para se referir a todos os etilos dentro do metal, por isso você vai encontrar também bandas de thrash, death, black, hard rock, etc. Ou seja, o importante é promover uma diversidade de estilos e opiniões, e como reconhece a autora no final do livro, “nunca haverá uma lista unânime”.

 

Há duas páginas dedicadas para cada disco: uma com nome da banda, do disco, ano de lançamento, um breve resumo, foto reduzida da contracapa e curiosidades da época do lançamento. Na outra, tracklist, foto da capa e outros discos em destaque/sugeridos.

 

Importante: os discos estão em ordem alfabética pelos nomes das bandas, não foram escalonados por preferência – talvez para evitar mais polêmicas, do tipo “Por que esse disco é o melhor?”. E outra: ainda não há versão em português, mas se você puder folhear algum exemplar, dê uma olhadinha. Nem que seja para discordar.

 

Algumas informações interessantes nas notas (umas bem conhecidas, é verdade):

- Antes do uniforme escolar, Angus Young tentou fantasias de Homem-aranha, Zorro e gorila (!);

- Black Label Society nunca tocou ao vivo as músicas do disco Hangover Music Vol. IV;

- The Wizard, do Black Sabbath, foi inspirado em Gandalf, do Senhor dos Anéis, muito antes do sucesso do livro;

- Jeff Walker (Carcass) desenhou a capa do primeiro disco do Napalm Death, Scum (1987);

- Antes de ser músico, Silenoz (Dimmu Borgir) trabalhou em um jardim de infância;

- Nicko Macbrain (Iron Maiden) gravou uma mensagem secreta na faixa Still Life (disco Piece Of Mind) que só pode ser entendida se for tocada de trás pra frente;

- Durante um show do Mayhem em 2003, uma ovelha foi atirada do palco e atingiu a cabeça de um fã. A banda foi processada por ele, alegando que desde então “possuía uma relação ambígua com ovelhas”;

- Melissa é o nome de um disco do King Diamond e de um crânio humano que ele mantém no palco;

- O cara que aparece na capa do disco Vulgar Display Of Power (Pantera) ganhou $300 pela foto. Problema que tiveram de tirar 30 fotos até a foto ideal;

- Tom Araya (Slayer) lê livros sobre serial-killers no tempo livre como forma de inspiração para fazer seus vocais nos discos soarem mais convincentes;

- No começo, os irmãos Eddie e Alex Van Halen tocam bateria e guitarra, respectivamente. Alex começou então a tocar a bateria do irmão escondido e Eddie para se vingar, a tocar a guitarra do irmão.

 

The 100 Best And Absolute Greatest Heavy Metal Albums In The World, Ever (2009)
Jaclyn Bond
Editora: Nicotext

Deixe seu comentário!

One Response to “Livro elege os 100 melhores álbuns de metal de todos os tempos”

  1. Carlos says:

    Camarada quando saíra o comentário do catalogo da Cogumelo? abs.

Review: The First of the Listeners, Recitations

      Obscuro, sombrio e assustador! Assim podemos definir The First of the Listeners, álbum de estreia dos noruegueses […]

Review: Prologue In Death & Chaos, Death Chaos

      Curitiba sempre teve uma cena muito boa da música pesada. De lá vem dois grandes nomes do […]

Review: Once and for all, Perc3ption

      Imagine a cena: você se senta confortavelmente diante de seu computador, abre uma cerveja bem gelada (no meu […]

Review: 14 Sovereigh, Vpaahsalbrox

      Quando se fala em bandas de Heavy Metal vindas do Texas, nos Estados Unidos, de quem você […]