Thursday, November 21, 2024

Immemorial e Leben Ohne Licht Kollektive: split fraco e cansativo

Posted by Redação Mondo Metal On September - 24 - 2012

 

Not the beast…

 

Christiano Gomes

 

Quantum of abstract physics é um álbum colaborativo em todos os sentidos. Recém lançado por três gravadoras, o split apresenta as bandas Immemorial e Leben Ohne Licht kollektive, ambas francesas com alguma história no mundo da música pesada.

 

O Immemorial é, na verdade, um projeto de membros de outras quatro bandas (HKY, Eibon, Comity e Arms Of Ra). O split é o primeiro trabalho do quarteto que entra quase como uma participação especial no álbum com apenas uma faixa, The downfall of astral radiance. Criado em 2005, o Leben Ohne Licht kollektive, com o sugestivo nome em alemão que significa Vida coletiva sem luz, chega ao seu quarto trabalho.

 

Quantum of abstract physics não é um álbum fácil de ser digerido. As duas bandas são adeptas do dark ambient, estilo sombrio de sons sobrepostos e desconexos, adotado com maestria pela banda Painkiller (um dos vários projetos de Mick Harris, ex-Napalm Death), no álbum Execution Ground. Não é qualquer um que gosta deste estilo (demasiadamente lento e cansativo), muito menos qualquer banda que consegue tocar e agradar aos ouvintes. Não raro encontramos grupos que se perdem em meio à complexidade do dark ambient e acabam por produzir massas sonoras extremamente cansativas. Mas este não chega a ser exatamente o caso do Leben Ohne Licht kollektive, que tem alguns momentos de lucidez em meio à monotonia sonora. A banda completa suas músicas, (sempre acima dos cinco minutos) com elementos interessantes, como rápidas inserções de guitarras e bateria. Bumbos duplos e blast beats incomuns ao estilo podem ser ouvidos na faixa The dust is eternal. Bom, mas nada além disso. Já o Immemorial abusa da paciência do ouvinte fechando o álbum com sua enfadonha faixa de meia hora! Sim, 30 minutos de uma agonia que parece não ter fim. Sem graça e cansativa, a faixa poderia terminar aos 10 minutos e ainda assim continuaria cansativa (ouça abaixo os 10 minutos). The Downfall of Astral Radiance é linear e, definitivamente, não tem os pontos altos e a inteligência da banda anterior. Depressivo e sonolento como uma morte lenta.

 

Mas antes de qualquer coisa, é preciso que se diga que o dark ambient é um estilo extremamente difícil. Tanto para quem toca quanto para quem ouve. A melhor forma de classificar o estilo seria dizer que é uma mistura de doom metal com a “aura” obscura do black metal e fortes doses de trilha sonora de ficção científica com terror. Vê-se que não é para qualquer um!

 

Quantum of abstract physics
Split com as bandas Leben Ohne Licht Kollektiv / Immemorial
Gravadora: Frozen Wing Records, Le Crépuscule du Soir productions e Cold Dark Matter Records
01. Leben Ohne Licht Kollektiv – The dust is eternal
02. Leben Ohne Licht Kollektiv – Behind the walls
03. Leben Ohne Licht Kollektiv – Horizon
04. Leben Ohne Licht Kollektiv – Dreams injection
05. Immemorial – The downfall of astral radiance

 

Ouça os 10 primeiros minutos da faixa The downfall of astral radiance, do Immemorial

Deixe seu comentário!

Comments are closed.

Review: The First of the Listeners, Recitations

      Obscuro, sombrio e assustador! Assim podemos definir The First of the Listeners, álbum de estreia dos noruegueses […]

Review: Prologue In Death & Chaos, Death Chaos

      Curitiba sempre teve uma cena muito boa da música pesada. De lá vem dois grandes nomes do […]

Review: Once and for all, Perc3ption

      Imagine a cena: você se senta confortavelmente diante de seu computador, abre uma cerveja bem gelada (no meu […]

Review: 14 Sovereigh, Vpaahsalbrox

      Quando se fala em bandas de Heavy Metal vindas do Texas, nos Estados Unidos, de quem você […]