Christiano Gomes
Seguimos hoje com a segunda parte da nossa série “Metal na América do Sul”, que pretende mostrar um pouco sobre a produção das bandas pesadas dos nossos países vizinhos. A primeira resenha foi com os portenhos do Serpentor, donos de um thrash metal rico e muito bem elaborado. Hoje vamos falar sobre os também argentinos do Hermética, uma espécie de Sepultura local, não pelo estilo propriamente dito – um thrash metal com pitadas de heavy metal tradicional (ou um heavy metal tradicional com fortes doses de thrash metal, como queiram) – mas pelo status que sempre tiveram perante seus fãs: uma banda do primeiro escalão.
O quarteto encerrou suas atividades em 1995 depois de lançar 6 álbuns, sendo 4 de estúdio e 2 ao vivo. Apesar do fim, a banda continua com prestígio em alta entre os fãs. Em uma rápida conversa dentro de uma loja portenha, perguntando por uma boa banda para ser ouvida, o dono não pensou duas vezes ao indicar o grupo: “Hermética! Eles serão sempre os maiores”, garantiu. De fato a banda se mantém em destaque na mídia especializada e encontrar sua discografia completa em qualquer “rockeria” de Buenos Aires é uma tarefa relativamente fácil.
O derradeiro álbum do grupo, Hermética en Concierto, é um registro ao vivo gravado em 1996 no Estádio Obras Sanitárias, considerado o “templo do rock portenho”. O lugar foi palco de shows da magnitude de Iron Maiden, Soulfly, Sepultura, Pantera, Motörhead, Megadeth entre vários outros. Destaca-se o áudio gravado sem retoques ou efeitos de pós-produção, o que garante a fidelidade do registro.
Hermética en Concierto é um álbum duplo, lançado também em versões separadas (Parte I e Parte II). Um ano antes, porém, a banda lançou outro álbum ao vivo, Lo Último, com a mesma gravação, porém com um trabalho de pós-produção que deu um ganho de qualidade ao som. Mas o áudio cru, da forma como aconteceu o show é o que nos interessa nesta crítica.
Ouvimos e analisamos o Parte I, um álbum de 11 faixas que fecha com chave de ouro a história de sucesso da banda. Toda a discografia do grupo foi contemplada, à exceção de Intérpretes, um EP de covers lançado em 1990. Várias faixas do disco ganharam versões aceleradas ao vivo, como é o caso de Vientos de Poder (com seus ótimos riffs!) e Evitando el Ablande, lançadas originalmente no álbum Ácido Argentino, de 1991. A última, originalmente rápida, praticamente foi transformada em um Speed Metal. Não por acaso são estas duas faixas os maiores destaques do álbum. Não poderia também deixar de destacar Ayer Deseo, Hoy Realidad, do álbum Victimas del Vaciamiento, de 1994.
Hermética en Concierto é um álbum obrigatório para qualquer fã argentino de heavy metal. Para nós brasileiros é um ótimo disco de referência para quem quer conhecer um pouco da história do heavy metal feito por nossos vizinhos.
Apesar de uma carreira curta de apenas 7 anos, o Hermética faz parte do seleto grupo das grandes bandas argentinas onde estão também o Almafuerte e o Rata Blanca. Como dito, a banda segue viva e com milhares de fãs em seu país. No que depender dos versos da faixa Vientos de Poder, o grupo seguirá eterno… “Seguiré junto al metal com mi mensaje”.
Hermética
Álbum: En Concierto – Parte I
Gravadora: DBN
Nota: 8
Track-list
01. Cuando duerme la ciudad
02. Atravesando todo límite
03. Vientos de poder
04. Del camionero
05. Vida Impersonal
06. Del colimba
07. Víctimas del vaciamiento
08. Craneo Candente
09. Evitando el ablande
10. Ayer deseo, hoy realidad
11. Tu eres su seguridad
Abaixo você assiste ao clipe da faixa Vientos del Poder lançada no álbum Lo Último onde é possivel captar um pouco do clima do show gravado no Estádio Obras Sanitárias. Depois você confere a faixa Ayer Deseo, Hoy Realidad, do álbum En Concierto Parte I.