Christiano Gomes
Antes tarde que mais tarde, já dizia um velho amigo. Ainda no primeiro semestre de 2012 os mineiros do Hammurabi lançaram o álbum Burning in Cuiabá, um bootleg oficial gravado ao vivo na capital matogrossense no ano anterior, em meio à turnê da banda pelo Centro-Oeste. A ideia nasceu quase que sem querer, relembra o vocalista e guitarrista Daniel Lucas: “o técnico de som que estava para trabalhar conosco em Cuiabá tinha todo o arsenal (para a gravação) e perguntou se tínhamos interesse. Resolvemos fazer!” O show aconteceu no Caverna´s Pub, uma tradicional casa de shows cuiabana que sempre recebe bandas underground.
Registro feito, a banda acabou optando por um formato bastante conhecido e difundido no exterior: o “official bootleg”, um registro ao vivo, cru e sem pós-produção lançado gratuitamente pela própria banda. “Como não tivemos preparação anterior de equipamentos, performance, etc, chegamos a este formato e achamos que o lançamento teria como melhor caminho a web e o download gratuito” concluiu o guitarrista.
O álbum não é um registro completo do show. O EP de cinco faixas abre com a instrumental Obliteration of Mankind e logo depois as pancadarias Blessed by Hate, Submersos, Highway of Death e The End is Near. Apesar de curto, o álbum contempla todas as fases da banda. Nele estão músicas dos dois álbuns de estúdio – Shelter of Blames (2008) e The Extinction Root (2010) – além da demo Submersos, de 2006. A qualidade de som, não é exatamente o ponto alto do disco, mas essa foi justamente a proposta da banda para Burning in Cuiabá: som original e sem retoques posteriores, tal qual os fãs do Centro-Oeste puderam conferir na apresentação.
Burning in Cuiabá está disponível para download gratuito no site da banda, que encerra o ano fazendo a produção de seu próximo clipe, highway to death, já em fase de edição. “Highway of Death é uma música que possui uma crítica muito forte e esperamos que as pessoas se atentem mais para o trânsito e estejam mais conscientes. Nós mesmos já sofremos um acidente nela quando estávamos a caminho de um show em Marília/SP. Com imagens reais cedidas por algumas TVs esperamos tratar este assunto de maneira bem direta”, completa Daniel Lucas.
Burning in Cuiabá
01. Obliteration of Mankind
02. Blessed by Hate
03. Submersos
04. Highway of Death
05. The End is Near