Christiano Gomes
Nervo Chaos, Dark Tower, Deadliness, Hellcome, Colt.45, além – claro – do Hammurabi. Este é o cast “nervoso” do Hammurabi Metal Fest 2012 que acontece no dia 26 de agosto, no Matriz, em comemoração aos 6 anos da banda. O festival que pretende repetir o sucesso da primeira edição, realizada ano passado, é uma reunião de bandas “irmãs” do Hammurabi, como gosta de repetir o vocalista Daniel Lucas. E foi com ele que o Mondo Metal foi conversar para saber um pouco mais sobre o festival que reúne grandes bandas de Minas Gerais e de São Paulo. confira a entrevista:
Mondo Metal: Vocês escolheram 5 bandas para o Hammurabi Metal Fest 2012. Qual foi o critério de escolha, já que tem banda de BH, interior de Minas e de fora do estado?
Daniel Lucas: Ao longo desses 6 anos conhecemos várias pessoas, produtores, fãs e acumulamos grandes amizades. O Hammurabi e seus integrantes sempre foram bem quistos em todas as cidades que passamos. Existe uma magia muito grande em torno de uma banda que representa de verdade o metal que é produzido em nossa cidade, sendo assim, procuramos escolher bandas com as quais mantivemos contato e que de alguma forma compartilham as mesmas dificuldades que temos. O grande desafio foi mesmo escolher, nossas amizades são inúmeras. Convidamos bandas que realmente são próximas do Hammurabi e que estivesse em um bom momento, trabalhando em algo e desenvolvendo projetos, afinal, esperamos o melhor para o evento e as bandas realmente tem que estar em pé de guerra no underground. Algumas bandas não puderam aceitar o convite por problemas de agenda e outras por problemas de formação mas tenho certeza que estarão lá junto conosco mesmo sem se apresentarem. De qualquer forma, fiquei bastante feliz com o cast que montamos.
Mondo Metal: Como foi a negociação com elas?
Daniel Lucas: É sempre muito fácil negociar com amigos. Nossa intenção nunca foi criar um evento ou buscar arrecadar algo com isso. As outras bandas se sensibilizaram e aproveitaram para estar junto conosco neste evento que simboliza os 6 anos que completamos no mês de junho. É uma grande confraternização onde estaremos rodeados de amigos; e não somente as bandas, mas também o nosso público em nossa cidade.
Mondo Metal: Quando se reúne um cast deste nível a responsabilidade de um grande show aumenta. Como é que vocês estão se preparando?
Daniel Lucas: Buscamos uma estrutura razoável afinal não somos produtores de verdade, mas um mínimo necessário, no que tange divulgação, equipamentos, localização e estrutura. Associado a isso contamos com o apoio da nossa gravadora, a Cogumelo Records, e ainda do Matriz, uma casa que é velha conhecida do underground mineiro. Tivemos boas experiências lá e achamos adequado nos reunir lá mais uma vez.
Mondo Metal: Agora você está morando em São Paulo, mas isso aparentemente não mexeu com a estrutura da banda. Como vocês têm lidado com isso?
Daniel Lucas: A banda é parte da minha família. Temos uma relação de confiança e respeito e principalmente de entendimento daquilo que envolve os momentos de cada um. Nunca nos deixamos levar pela dificuldade, de outra forma, o Hammurabi não teria o reconhecimento que possui e provavelmente não existiria a bastante tempo. Ainda sim, existe um momento de adaptação e estamos alçando novos vôos. Temos um site novo com uma boa receptividade e um formato de produção de conteúdo independente de todos os membros com uma ótima aceitação. Vamos experimentar alguns modelos de negócio mas sem deixar de fazer aquilo que mais gostamos, compor e fazer shows é essencial em nossas vidas!
Mondo Metal: O Hammurabi lançou recentemente um álbum ao vivo, Burning in Cuiabá, e disponibilizou de graça no site. Isso é uma prática comum, por exemplo, do Metallica que sempre deixa os bootlegs disponíveis para os fãs. Depois deste vocês vão repetir a dose?
Daniel Lucas: O Burning in Cuiabá é realmente um material dedicado aos fãs. É bom relembrar como eram compartilhados os famosos bootlegs de antigamente, eles não tinham qualidade, eram reproduções exatas do que rolava na época e ainda sim os fãs estavam lá, fascinados unicamente pela música. Esperamos sim disponibilizar sempre que possível formatos diferenciados e este é um deles. Este lançamento, que é um registro do nosso show na passagem por Cuiabá, é apenas mais um.
Mondo Metal: O ciclo do The Extinction Root está se encerrando. À partir de agora quais são os próximos planos do Hammurabi?
Daniel Lucas: Além do projeto do site e as produções traduzidas nas colunas de cada integrante, já estamos projetando o novo lançamento, desde a temática até a sonoridade. Esperamos produzir este material sem nos precipitar. Ao longo desses anos sempre evoluímos e queremos entregar um disco ainda mais legal ao nosso público. Ainda temos um último projeto do Extinction que ficamos devendo mas em breve estará disponível… muito provavelmente um último videoclipe.
Mondo Metal: Daniel, a gente te agradecer pela entrevista ao Mondo Metal e deixa o espaço aberto para você convocar o público para o Hammutabi Metal Fest 2012.
Daniel Lucas: 6 anos de Hammurabi, 6 grande bandas em 6 horas de show sem parar! Belo Horizonte irá presenciar mais um grande evento no próximo dia 26 de agosto e contamos com a presença de todos. A confraternização está aberta e se extende a todos, o Hammurabi é parte da história do metal de Minas e do Brasil e isto se deve ao apoio de vocês bangers! Muito obrigado mais uma vez ao Mondo Metal pelo espaço! Valeu Chris, valeu João Renato! Um grande abraço para todos os amigos de BH, espero vocês!
Serviço
Hammurabi Metal Fest 2012
Bandas: Nervo Chaos, Dark Tower, Deadliness, Hellcome, Colt.45 e Hammurabi
Data: 26 de agosto
Local: Matriz
Horário: 14h (domingo)
Ingressos: R$ 15,00 (com camiseta, R$ 25,00)
Informações: 3212-6122
Apoio: Mondo Metal
Assista ao clipe da faixa Blessed by Hate
Banda de Belo horizonte muito boa!!!