No próximo dia 20 de julho, domingo, Belo Horizonte verá pela primeira vez o fruto de uma interessante união de bandas pesadas mineiras, no show Manifest. Hellcome, Cyhad, Godalien, Seawalker e Colt 45 se reuniram na cooperativa Manifesto BH (que tem como objetivo principal melhorar a cena da música pesada autoral da cidade) e vão se apresentar na casa de shows Granfinos, à partir das 16 horas. O Drowned, que ainda não faz parte da cooperativa, participa como banda convidada.
Para saber um pouco mais sobre esta cooperativa de bandas e sobre o show do próximo domingo, o Mondo Metal foi conversar com o guitarrista Fábio, da banda Hellcome, uma das participantes do show, que também nos contou sobre o novo EP do grupo e dos vários planos que a banda tem para este ano. Confira a entrevista:
Mondo Metal: Antes de mais nada obrigado por nos conceder esta entrevista, para começar queremos saber de quem partiu a ideia de fazer uma cooperativa de bandas de Belo Horizonte?
Hellcome: Cara, a idéia surgiu de um todo. No show que rolou no dia 23 de março no Stonehenge, nós praticamente nos juntamos e fizemos um esquema visando um som poderoso para as bandas. Cada banda teve uma participação fundamental nisso. Cada um cedeu equipamentos tipo bateria, ferragens e amplis. E juntos fizemos um som muito bom lá. A coisa fluiu muito bem. E daí surgiu essa idéia. Encabeçada pelo nosso amigo Binho. Produtor cultural aqui de BH.
Mondo Metal: Qual o objetivo do Manifesto BH?
Hellcome: O Manifesto, que é o nome do evento, tem o objetivo de sacramentar essa união. Através dos nosso próprios esforços (das bandas cooperadas) conseguir viabilizar um show foda em um lugar bacana e mostrar para o público de metal aqui de BH que as bandas de BH estão fortes. E que a cena aqui não se resume em covers. Tem espaço para todo mundo!
Mondo Metal: Há uma proximidade muito grande entre as bandas, não? Isso certamente ajuda na definição dos objetivos comuns.
Hellcome: Certamente. Tem sim uma proximidades grande entre as bandas. Já haviamos tocado juntos em outras ocasiões e com o passar do tempo rolou afinidade, amizade, admiração entre todos. E isso ajuda muito nessa cooperação.
Mondo Metal: Existem outros projetos que vocês pretendem realizar além dos shows?
Hellcome: Pensamos sim em viabilizar outros projetos. Novos e diferentes. Mas nesse momento, nosso foco é 100% no Manifest. Mas novidades aparecerão com certeza.
Mondo Metal: Quantas bandas já fazem parte da cooperativa?
Hellcome: Seis bandas encabeçam a cooperativa hoje em dia, Hellcome, Colt45, Cyhad, Godalien, Seawalker e Zargof.
Mondo Metal: Além do show de domingo já existem outros previstos?
Hellcome: Ainda não tem outros shows previstos. Mas terão. O Manifest será além de um grande evento, uma experiência para nós para os próximos shows.
Veja também:
Promoção: ganhe ingressos para o Manifest
Mondo Metal: A cooperativa está aberta a outras bandas?
Hellcome: A cooperativa estará aberta para outras bandas num futuro próximo. A idéia é de união mesmo mas com muita organização e afinidades. Então com muito cuidado a idéia é extender a cooperativa para outras bandas sim e fortalecer mais ainda.
Mondo Metal: Falando especificamente do Hellcome, vocês acabaram de gravar material novo, não?
Hellcome: Sim, gravamos um EP em junho. Gravamos no estúdio WZ com produção do Alan e do André (Zé Baleia). O material superou nossas expectativas e ficamos muito satisfeitos. Esperamos que seja bem aceito. Continuamos acreditando nessa nossa maneira de lançar. Ir gravando pelo menos umas 2 vezes por ano no formato de EPs ou singles e estar consequentemente fazendo algo para a banda. E estamos colocando em pauta um clip para esse ano ainda.
Mondo Metal: Quem for ao show, no domingo, já vai poder conferir alguma música nova?
Hellcome: Quem for no show no domingo vai sim poder conferir ao vivo as músicas novas. Todas as bandas terão material à venda no evento e nós também teremos uma surpresa lá.
Mondo Metal: O que vocês têm de novidade daqui para o final do ano?
Temos muita coisa em pauta ainda para esse ano. Há a possibilidade de lançarmos um clip, mais shows, novidades em termos de merchandising da banda e talvez até uma outra gravação.
Mondo Metal: Obrigado pela entrevista, ótimo show para todos e o Mondo metal espera que o Manifesto BH tenha sucesso. Nós apoiamos essa ideia desde o início. Valeu!
Eu em nome do Hellcome e de toda a cooperativa agradecemos muito e sempre. O Mondo Metal é muito mais que um parceiro. Apoia incondicionalmente e de maneira imparcial as bandas e os eventos aqui em BH. Todos nós só temos a crescer com esse apoio. Esperamos todos no Granfinos no domingo, dia 20. Grande abraço!
O Mondo Metal apoia o Manifest e acredita que iniciativas como esta são necessárias e de fundamental importância para o crescimento, a profissionalização e a consolidação do cenário da música pesada autoral de Belo Horizonte!
Serviço:
Manifest
Com as bandas Drowned, Hellcome, Cyhad, Godalien, Seawalker e Colt 45
Data: 20 de julho
Horário: 16 horas
Local: Granfinos (Av. Brasil, 326, Santa Efigênia)
Ingressos: R$ 25,00 (masculino) e R$ 20,00 (feminino)
Venda de ingressos: www.sympla.com.br