Thursday, November 21, 2024

Entrevista: Eminence encara o South by Southwest

Posted by Redação Mondo Metal On February - 24 - 2014

 

assina_chris

 

Menos de 20 dias separam o Eminence de sua apresentação no festival norte-americano South by Southwest, que acontece entre os dias 11 e 16 de março, na cidade de Austin, no Texas. Esta será a segunda passagem da banda mineira neste que é um dos mais importantes festivais independentes do país e o terceiro ano seguido que o quarteto faz show na terra do Tio Sam. Em 2012 a banda tocou em outro festival importante, o CMJ, em Nova Iorque, ao lado da lenda Prong. O Mondo Metal aproveitou uma folga na agenda do grupo e conversou com o guitarrista Allan Wallace sobre o bom momento na carreira e sobre o cenário atual da música pesada mineira. Essa entrevista você confere agora!

 

Mondo Metal: É sempre um prazer conversar com vocês. Para começar a gente quer saber quanto vocês batalharam para conseguir chegar a um festival da importância do SXSW e, mais ainda, serem chamados por dois anos seguidos?
Allan Wallace: O mercado americano não é facil, foram 7 anos seguidos fazendo turnês na Europa, Japão, Suriname para depois tentarmos algo nos Estados Unidos. Em 2012 conseguimos fazer o nosso primeiro show no Festival CMJ em New York e tivemos o apoio do Programa Música Minas e dos amigos Lucas Mortimer e Juliano Jubão que nos deram um suporte incrível para a apresentação do Eminence em um barco na ilha de Manhatam com o Prong, era uma questão de tempo para tentarmos algo como o SXSW e deu certo. Nosso nome correu entre os organizadores e estes são os dois mais importantes festivais independentes nos Estados Unidos. Estamos indo agora pela segunda vez. É um reconhecimento do nosso trabalho e uma honra estar lá novamente.

 

Mondo Metal: O lugar comum nos últimos anos parece ser a reclamação. Você concorda com essa afirmação? As bandas reclamam que não têm apoio, não têm espaço, que os shows não têm público, que a cena é desunida e por aí vai. Mas na contramão disso tudo o Eminence segue, ano após ano, crescendo e se tornando conhecido mundo afora. Afinal, reclamar é mais fácil que fazer?
Allan Wallace: Eu realmente não entendo o que acontece com a nossa cena. Existem hoje ferramentas que ajudam e muito as bandas autorais e mesmo com todo o suporte as bandas de hoje somente reclamam e falam muito do público mineiro e que não tem espaço etc. A maioria das bandas ensaiam uma vez por semana mas esquecem da coisa mais importante que é a música (Metal). Isso é energia, atitude. Somos do underground mas temos que trabalhar sério para ter espaço. Não adianta somente fazer divulgação nas redes socias mas tem que fazer os panfletos, cartazes e ter uma assessoria de imprensa competente para fazer tudo acontecer simultanêamente. O caminho mais fácil para muitos é a reclamação e medo de colocar a cara a tapa para mostrar o seu trabalho. Reconhecimento você não consegue da noite para o dia. Tudo tem que ser aos poucos mas com muita seriedade. BH é a nossa cidade e falo em nome de todos do Eminence que somos muito gratos aos nossos fãs e amigos porque sempre estiveram em nossos shows. Resultado disso foi o evento de lançamento do The Stalker no 104. Colocamos 800 pessoas em um local totalmente diferente da cena com os parceiros do Project 46 de SP. Se não existe um espaço para tocar crie um, procure, se informe, faça seu evento e não fique a mercê de produtores que só querem aproveitar das bandas oferencendo espaço em shows internacionais somente para dar tempo do público chegar e não dar condição alguma para as bandas de abertura. Se todos parassem para pensar iriam ver que tem público e espaço. O que falta é atitude.

 

Mondo Metal: Você acha que existe muita “modinha” na cena local?
Allan Wallace: Sim, hoje em dia é muito mais fácil você montar um Aeroblackgunsacwhitepeppers cover do que trabalhar um som autoral, acreditar e fazer a cena mais forte. Existem sim muitas bandas boas de covers que levam o trabalho a sério e se preocupam com a execução mas na sua maioria entram no oba oba local.

 

Mondo Metal: O Sepultura foi muito criticado por não ter (supostamente) “puxado” outras bandas brasileiras para o exterior quando eles começaram a fazer sucesso lá fora. Na sua opinião isso é uma obrigação de quem chega lá?
Allan Wallace: De forma alguma, os caras foram os pioneiros e realmente não ajudaram ninguém, pelo menos que eu saíba, mas eles não têm nenhuma obrigação em fazer isso na minha opinião. Você trabalha, faz contatos, perde noites de sono enfrenta várias coisas e chega um cara e te pergunta “Ae velho me passa seus contatos para eu agendar meu show”. É a mesma coisa de você dividir o seu salário com um pessoa que você não conhece por 1 ano. Tudo é reconhecimento e parceria.

 

Mondo Metal: Com toda a história da banda, seguidas turnês internacionais e o reconhecimento cada vez maior no exterior, você diria que o Eminence está no topo das bandas brasileiras?
Allan Wallace: Pergunta dificil de responder. Eu acredito que estamos caminhando para isso, falta muito chão pela frente mas sou orgulhoso da banda que eu tenho hoje e toda equipe que faz para que tudo aconteça da melhor forma. No Brasil temos excelentes bandas e o Eminence acredito que esteja entre elas.

 

Eminence no SXSW 2014
Quando: sábado, dia 15
Onde: Austin, Texas
Horário: 23 horas

 

Confira o vídeo da faixa Unfold, gravada ao vivo no Espaço 104 durante o show de lançamento do álbum The Stalker

Saiba mais em:
www.eminence.com.br
facebook.com/eminenceband

Deixe seu comentário!

Comments are closed.

Review: The First of the Listeners, Recitations

      Obscuro, sombrio e assustador! Assim podemos definir The First of the Listeners, álbum de estreia dos noruegueses […]

Review: Prologue In Death & Chaos, Death Chaos

      Curitiba sempre teve uma cena muito boa da música pesada. De lá vem dois grandes nomes do […]

Review: Once and for all, Perc3ption

      Imagine a cena: você se senta confortavelmente diante de seu computador, abre uma cerveja bem gelada (no meu […]

Review: 14 Sovereigh, Vpaahsalbrox

      Quando se fala em bandas de Heavy Metal vindas do Texas, nos Estados Unidos, de quem você […]