Minas Gerais produz monstros! De tempos em tempos o estado revela para o heavy metal nacional uma grande banda. Esse é o caso do Dunkell Reiter que aposta suas fichas no Thrash Metal oitentista com forte influência de bandas como Kreator e Destruction. Com um álbum novo, pronto para ser lançado, o quarteto mineiro se consolida como expoente maior do estilo no estado. Na última semana o Mondo Metal conversou com o guitarrista Rafael Reiter. Na pauta, além do novo álbum, turnês, divulgação, heavy metal mineiro e muito mais. Confira a entrevista:
Mondo Metal: Rafael, antes de mais nada obrigado pela entrevista, temos algumas perguntas para vocês.
Dunkell Reiter: Fique à vontade para perguntar! Será um prazer responder!
Mondo Metal: Em primeiro lugar a gente quer que você fale um pouco sobre o álbum novo. Como foram as gravações?
Dunkell Reiter: Estamos trabalhando nele a quase um ano e definitivamente será o nosso melhor trabalho. Foi todo gravado no Studioattack, do meu amigo Cristiano, que nos deixou muito à vontade para decidir sobre as músicas, ficou como a gente queria. Fizemos a arte com a talentosa Carina Alok. O álbum vai ter 8 músicas e está previsto para janeiro de 2014. Estamos muito satisfeitos com o resultado, pois batalhamos muito nesse trampo. Foi feito de banger pra banger e tem a participação do Tom Leandro, guitarrista do Sarcasmo.
Mondo Metal: E o lançamento, vai ser totalmente independente ou tem alguma gravadora em vista?
Dunkell Reiter: À princípio lançaremos independente e depois vamos ver se pinta uma gravadora ou selo para redistribuir. Ainda não procuramos ninguém.
Mondo Metal: Como está a formação da banda? Alguma mudança desde o último álbum?
Dunkell Reiter: Mudou muito do antigo álbum para este. Hoje a banda é formada por Rivelli Sanches (guitarra e voz), Rafael Reiter (guitarra), Roberto (baixo) e Jonatham (bateria). O antigo baterista e o antigo vocalista não estão mais com a gente.
Mondo Metal: E o que a entrada dos dois novos integrantes trouxe para a banda?
Dunkell Reiter: Tudo! Encaixaram como uma luva na proposta da banda.
Mondo Metal: Vocês seguem a linha do Thrash oitentista. Vocês acham que este é o futuro do thrash metal?
Dunkell Reiter: O Thrash Metal oitentista é maravilhoso, jamais deixamos de escutar. Talvez seja sim.
Mondo Metal: E quais bandas vocês destacariam da atual cena de Thrash oitentista?
Dunkell Reiter: Existem muitas bandas boas por aí mas gostaria de citar exemplos daqui de BH mesmo. Não precisamos ir longe pra encontrar coisas boas, por aqui temos a melhor banda de Thrash do Brasil chamada Chakal.
Mondo Metal: Concordamos!
Dunkell Reiter: você tem alguma dúvida? Esses caras são fenomenais e estão aqui do nosso lado. Aqui em BH tem muita banda massa, de vários estilos: Death, Thrash, Black e por aí vai. Considero BH a escola do metal (sem desmerecer os outros estados).
Mondo Metal: Já que você citou uma banda “da casa”, fala para a gente sobre a atual cena metal mineira.
Dunkell Reiter: Na minha opinião a cena mineira sempre foi foda, a mais metálica de todas. Se você curte metal e não está satisfeito com BH, tem alguma coisa errada. Sempre que vamos tocar em outros estados o pessoal elogia a cena de BH. Acho que o que está faltando é uma puta gravadora investir nas bandas, talvez ter um pouco mais de ousadia. Ah, só pra constar, uma outra banda fantástica que eu gosto é o Violator, acho matador o som deles!
Mondo Metal: Então você acha que falta apoio para as bandas?
Dunkell Reiter: sei que o mercado hoje não está fácil pra ninguém e todo investimento precisa de retorno, mas acho que o potencial mineiro não está sendo aproveitado.
Mondo Metal: você acha que a mídia trata de forma diferente bandas mineiras e paulistas, por exemplo?
Dunkell Reiter: Acho que cada um puxa a sardinha para o seu lado (risos), mas brincadeiras à parte sempre tivemos nosso som divulgado em programas daqui de Minas e de Sampa também. Toda essa divulgação ajuda muito, seja aqui ou lá. Só temos a agradecer aos nossos amigos que nos ajudam a divulgar nosso trampo.
Mondo Metal: Voltando ao novo álbum, qual a perspectiva da banda com esse novo lançamento, é hora, quem sabe, de fazer uma turnê maior pelo Brasil, fazer o nome da banda crescer?
Dunkell Reiter: A nossa perspectiva é tocar com várias outras bandas por aqui e em outros estados e divulgar ao máximo o trabalho. Fazer uma turnê pelo Brasil também seria muito bom pra banda.
Mondo Metal: Nosso muito obrigado pelo tempo, pela paciência e sorte com o novo álbum.
Dunkell Reiter: Poxa cara, valeu demais. Muito obrigado pela divulgação do nosso trabalho, só temos a agradecer! Valeu mesmo!
Ouça a faixa Assassin, do novo álbum Unholy Grave