Sunday, January 19, 2025

Desalmado: brutalidade e peso no álbum de estreia

Posted by Redação Mondo Metal On August - 20 - 2012

 

Christiano Gomes

 

Depois do EP Hereditas lançado exclusivamente em vinil pela gravadora norte-americana Greyhaze Records, os paulistas do Desalmado chegam agora ao seu primeiro full-lenght, um verdadeiro trator sonoro produzido pelo ex-Sepultura Jean Dolabella.

 

Desalmado, o disco, é uma massa sonora impiedosa aos ouvidos. Grindcore de primeira grandeza que vem reforçar a fama do país como grande expoente do gênero. Em pouco mais de meia hora de música, Maria Piti (baixo), Estevam Romera (Guitarra), Caio Augusttus (voz), Ricardo Nutzmann (bateria) e Bruno Teixeira (guitarra) mostram influências que vão desde os brasileiros do Ratos de Porão aos mestres do death/grind mundial Napalm Death.

 

São 15 faixas que nunca ultrapassam os 3 minutos de duração, entre elas Cozido para Animais, versão da faixa Gekochte Für Tiere, da extinta banda alemã Japanische Kampfhörspiele, cantada em português, assim como todo o álbum.

 

Em 2011, ainda antes do lançamento do primeiro álbum, a banda se aventurou pela Europa dentro de uma van entre os meses de novembro e dezembro se apresentando em países como Portugal, Espanha, França, Holanda, Alemanha e Suíça. Uma turnê intensa por casas e palcos pequenos que deram à banda uma experiência que poucos grupos nacionais já tiveram oportunidade.

 

Recentemente os fãs mineiros puderam conferir o trabalho da banda paulista na abertura do show do Obituary, quando tocaram também com os norte-americanos do Acheron e dos mineiros do Impurity.

 

Desalmado é um álbum que impressiona por sua brutalidade e peso. Com gravação impecável, obra de Jean Dolabella, a banda dispara sua metralhadora giratória em letras fortes e diretas contra a igreja (Cegueira santa, Herege, Suicídio assistido, entre outras) e o caos social (Ódio instintivo contra a realidade, Penitência e subversão).

 

As letras em português, embora não muito comuns em nosso país, se encaixam perfeitamente na proposta da banda e são (sim!) um diferencial do Desalmado.

 

Apesar de ser lançado por uma gravadora norte-americana, vale lembrar que a Greyhaze Records é o braço da Cogumelo na América e o disco, portanto, está disponível na terra brasilis. E em breve o Mondo Metal publica uma entrevista com a banda que vai falar mais sobre o lançamento do seu álbum de estreia.

 

Sério candidato a melhor lançamento de 2012, Desalmado pode (com méritos) figurar entre os grandes álbuns do gênero no país. O tempo vai dizer.

 

Desalmado
Álbum: Desalmado
Gravadora: Greyhaze Records
Nota: 9

01. Sem Nome
02. Canibal Social
03. Delirio
04. Cegueira Santa
05. Todos Vao Morrer
06. Juizo Dos Fracos
07. Sofrer, Morrer e Apodrecer
08. Odio Instintivo Contra a Realidade
09. Falso Profeta
10. Herege
11. Ceifador
12. Penitencia e Subversao
13. Suicidio Assistido
14. Anticristo
15. Cozido Para Animais

 

Assista ao vídeo-clipe de Canibal Social

Deixe seu comentário!

One Response to “Desalmado: brutalidade e peso no álbum de estreia”

  1. weliton says:

    Desalmado, porra!!

    Banda foda, banda BRASILEIRA!!

Review: The First of the Listeners, Recitations

      Obscuro, sombrio e assustador! Assim podemos definir The First of the Listeners, álbum de estreia dos noruegueses […]

Review: Prologue In Death & Chaos, Death Chaos

      Curitiba sempre teve uma cena muito boa da música pesada. De lá vem dois grandes nomes do […]

Review: Once and for all, Perc3ption

      Imagine a cena: você se senta confortavelmente diante de seu computador, abre uma cerveja bem gelada (no meu […]

Review: 14 Sovereigh, Vpaahsalbrox

      Quando se fala em bandas de Heavy Metal vindas do Texas, nos Estados Unidos, de quem você […]