Christiano Gomes
Nos últimos anos Minas Gerais vem assistindo a seguidos retornos de bandas que marcaram seu nome na história do heavy metal nacional e mundial. Foi assim com os medalhões Witchhammer, Chakal e Sextrash (o Overdose chegou a ensaiar uma volta que acabou não acontecendo) e mais recentemente com o Obssesed e agora com o Insulter, banda fundada pelo saudoso Oswaldo Scheid, do Sextrash. O reformado Insulter – agora um trio – volta aos palcos 23 anos depois de sua última apresentação em palcos mineiros. Para saber um pouco mais sobre o retorno de mais uma importante banda da música pesada mineira o Mondo Metal foi conversar com o guitarrista e vocalista Reinaldo Resan, único membro da formação original, que falou não só sobre o retorno aos palcos no dia 31 de março, mas também sobre os planos da banda daqui para frente.
Mondo Metal: Reinaldo, antes de mais nada é uma ótima notícia o retorno do Insulter. Como isso aconteceu?
Reinaldo Resan: Tenho tentado voltar com o Insulter desde 1994, mas por motivos pessoais ou profissionais acabava não acontecendo, conversando com o Carlos Bosch (vocal) comentamos que precisávamos registrar as músicas do Insulter e em um encontro com o Ricardo (baterista) decidimos gravar as músicas antigas e fazer umas novas. O projeto seria de 14 músicas entre as antigas e novas, isso foi entre 2010 e 2011. Estava há uns 4 anos sem tocar guitarra e precisei de muito tempo para conseguir executar nossas músicas. Finalmente em setembro de 2012 enviei algumas para o Ricardo gravar as linhas de bateria, mas ele veio a falecer 10 dias depois. Ficamos muito abalados e o Carlos meio que desistiu do projeto. O Insulter era uma espécie de pedra no meu sapato, vivia me incomodando há muito tempo… Muitas pessoas cometem erros na vida e ter parado com o Insulter foi o meu. Era uma história que só tinha começo, faltava o meio e o fim, devia isso a mim mesmo e ao Ricardo, ao Denis… Com a morte do Ricardo percebi que não devemos ficar adiando as coisas, devemos dar prioridade aos nossos sonhos e projetos. É isso que faz a diferença!
Mondo Metal: Para este show, o que o público pode esperar em termos de set-list?
Reinaldo Resan: Será também a volta de um festival histórico: o Metal BH. Vamos tocar nossas músicas antigas como Black Church e Beyond The Twilight line e mostrar nossas novas músicas. Claro que não poderão faltar alguns covers de bandas que nos influenciaram. Faremos uma homenagem ao Oswaldo Pussy Ripper, ao Denis Fernandes e ao Ricardo Nascimento e teremos participações especiais de velhos amigos, grandes nomes do metal de BH e integrantes de bandas dos anos 80. Infelizmente não posso contar mais nada sobre isso mas acho que será um show histórico. Acredito que o mais importante e relevante dos últimos anos.
Mondo Metal: Vocês estão voltando para um show apenas ou a volta é para valer?
Reinaldo Resan: Quando me reuni com o Ricardo e o Carlos, comentei com eles que ao gravar as músicas do Insulter seria inevitável não receber convites para shows, até recusei alguns no ano passado. Hoje posso dizer com toda certeza que a volta é definitiva, pra valer!!!! O Insulter hoje é o meu projeto mais importante no momento, prioridade máxima!!!!
Mondo Metal: E quais são os planos da banda então?
Reinaldo Resan: Conseguir fazer no dia 31/03 um show à altura da grandiosidade do Insulter, superar nossas expectativas e de todos. Dar prosseguimento a gravação de nossas músicas, gravar nosso primeiro álbum e fazer muitos shows. Espalhar a Insulter Legions pelo mundo!!!
Leia também:
20 anos depois, mineiros do Obsessed estão de volta
Mondo Metal: O que você acha dessa onda de retornos que estão acontecendo? O metal atual é fraco?
Reinaldo Resan: Acredito que o motivo que levou ao fim de muitas bandas, assim como o Insulter, foi a falta de profissionalismo de produtores e gravadora nacionais assim como a falta de recursos. Tudo era muito difícil nos anos 80. Gravar uma simples fita demo era um investimento financeiro muito alto e depois disso o que tínhamos de recursos gráficos era sempre um amigo que desenhava bem e montagens com papel para depois “xerocar”. Era assim a capa de nossas fitas K7. Tudo muito rudimentar. É bom demais a volta das bandas clássicas do metal, oportunidade para a nova geração poder ver nossos shows e do que ainda somos capazes. No metal atual temos grandes bandas surgindo e não poderia ser diferente, o Brasil tem a tradição de lançar grandes bandas, temos o Sarcófago e o Sepultura entre as melhores bandas de todos os tempos, o próprio Insulter que mesmo tendo gravado apenas duas demos com 4 músicas acabou escrevendo seu nome na história do metal mundial. Acredito que esta união de gerações do metal vai ser muito benéfica para os headbangers brasileiros.
Cartaz do show de retorno do Insulter e da última apresentação da banda nos anos 80: 23 anos de diferença
Mondo Metal: Qual é a formação atual do Insulter?
Reinaldo Resan: Nessa volta eu convidei os ex-integrantes da banda Angerise para formar o novo Insulter, ficando assim a nova formação: Reinaldo Resan, guitarra e vocal; Pedro Jaued, baixo e backing vocals e Stv Jamez, bateria.
Mondo Metal: Quando foi o último show de vocês?
Reinaldo Resan: Nosso último show foi outro dia mesmo amigo, rsss. Tocamos no ginásio poliesportivo do Riacho em Contagem, com as bandas Evil Hammer, Attomica e Genocídio. Foi no dia 02/09 de 1989. Hail!!!!!!!!!!
O Mondo Metal agradece a entrevista com o vocalista Reinaldo Resan e deseja ao Insulter um grande show de retorno, sucesso e vida longa!
thanks a lot for the information!