Christiano Gomes
Controvérsia! Esta é a palavra que parece melhor definir o megafestiva Metal Open Air. Depois de canceladas todas as apresentações deste sábado, o festival recomeçou apesar das incertezas que ainda o cercam. Já não se pode mais afirmar quantas bandas cancelaram suas apresentações (estima-se que cerca de 20 das 47 confirmadas pela produção) e o cast da noite segue sendo um mistério. Os brasilienses do Dark Avenger abriram a noite de shows e o que virá a seguir, ninguém sabe.
Até mesmo algumas bandas que chegaram a viajar para São Luis cancelaram suas apresentações. É o caso dos mineiros do Drowned, que mesmo em terras maranhences acabaram não se apresentando.
O encerramento prematuro do Metal Open Air, amplamente divulgado pela imprensa na tarde deste sábado, não foi confirmada pela organização do evento apesar dos contínuos cancelamentos de suas atrações. O ápice da confusão teria sido o cancelamento da apresentação da banda norte-americana Anthrax, que estava prestes a entrar no palco.
Os paulistas do Korzus confirmaram no início da noite a apresentação da banda no festival e informaram por meio de sua conta no Twitter que o show será em homenagem aos fãs: “Somente pelos fãs e pelo metal brasileiro.”
Com poucas bandas ainda confirmadas, um palco desativado e problemas que parecem não ter fim, o Metal Open Air, festival que pretendia ser o maior da América Latina, segue apenas como a maior colcha de retalhos já vista.