Obscuro, sombrio e assustador! Assim podemos definir The First of the Listeners, álbum de estreia dos noruegueses do Recitations que foi lançado no último dia 15 e que apresenta um som entre o Black Metal e o Ambient.
Com doses cavalares de experimentalismo, principalmente em Godspeak Halilu Lija, faixa de aproximadamente oito minutos onde assume de vez sua porção Ambient, o Recitations mostra que não tem medo de se arriscar e se tornar apenas mais uma entre as dezenas de bandas do estilo. A faixa é o grande destaque do álbum em que predomina o mais puro Black Metal. O restante é ultra rápido, quase monocórdico, mas, sem dúvida nenhuma, muito pesado. E para não dizer que o álbum segue inteiro linear, a banda soube acertadamente imprimir algumas quebras de ritmo nas faixas rápidas que ficaram realmente boas, chegando até mesmo a flertar com o Doom Metal.
O grupo adota uma estratégia no mínimo inusitada quanto a seus integrantes e prefere manter-se no anonimato não divulgando o nome de nenhum deles. Diz apenas que é formado “por membros de bandas mais ou menos conhecidas do Underground do Black Metal e Death Metal” e que prefere “não participar do culto à personalidade e manter o foco sobre os aspectos musicais e ideológicos”. Quantos são? Quem são? Pelo menos por hora estas são perguntas sem resposta.
The First of the Listeners é um álbum que vale a pena e deve agradar aos fãs do estilo. O curto EP de apenas quatro faixas, tem quase meia hora de música entre a pancadaria extrema e uma assustadora calmaria!
Recitations
Álbum: The First of the Listeners
Gravadora: Avantgarde Music
1. The First of the Listeners
2. Tongueskull Sacrament
3. Godspeak Halilu Lija
4. To Voice the Unutterable
Confira a íntegra do álbum