Mario Pescada, especial para o Mondo Metal
Sexta-feira 13, dia de supertições para muitos e Belo Horizonte presenciou a 2ª edição do Cogumelo Fest 2012, dessa vez num clima bem diferente da 1ª edição (leia aqui). A chuva que caiu na capital deu lugar a um tempo agradável e um bom público compareceu ao Music Hall.
.
Nessa 2ª edição as bandas escaladas foram Impurity (BRA), Desalmado (BRA), Acheron (EUA) e os veteranos do death metal Obituary (EUA).
.
Abrindo a noite os mineiros veteranos do Impurity com seu black metal tradicional carregado de corpse paint e com os vocais rasgados de Ram Priest. Fizeram um show curto, com o som um pouco embolado e alto demais no começo, porém agradando os fãs de black metal old school presentes. Em maio sai na gringa o LP “Bonfim Moritvri Mortivis” pela gravadora norte americana Nuclear War Now Productions. O último registro da banda foi Necro Infamists Of Tumulus Return lançado pela Cogumelo em 2006.
.
Uma rápida parada e sobem ao palco do Music Hall os paulistas do Desalmado e seu grindcore com os já tradicionais vocais gritados/urrados. Essa foi a primeira vez da banda em BH divulgando o bom EP Hereditas (2008). No início, o público formado em sua maioria por fãs de black/death estava com o pé atrás, mas depois foi se rendendo ao som pesadíssimo do grupo. A banda se prepara para lançar ainda esse semestre pela gravadora norte americana Greyhaze Records o seu primeiro cd auto-intitulado produzido por Jean Dolabella (ex-Sepultura). Destaque para as músicas Em Sua Honra e Manto De Sangue, além da performance insana do guitarrista. É uma banda que promete muito, quem gosta de grindcore pode ficar de olho nos trabalhos que virão.
.
Sobe então aos palcos a primeira atração internacional da noite, os norte americanos do Acheron com sua “Black Arts And Blasphemy 2012 Tour” e seu black metal mais cadenciado e de músicas mais longas e trabalhadas. Ao contrário da maioria das bandas de black metal que apostam em um som cada vez mais veloz e ríspido, o Acheron prefere se concentrar mais nas mensagens das suas letras cheias de blasfêmias escritas pelo vocalista/baixista Vincent Crowley que inclusive foi membro da Church Of Satan (Igreja de Satã) fundada por Anton Szandor LaVey, se desligando dois anos após sua morte. A banda chegou a encerrar suas atividades no começo de 2010, mas no fim do mesmo ano voltou a ativa, não tendo lançando nada desde o bem recebido CD The Final Conflict: Last Days Of God (2009). Fizeram um bom show e conforme prometido por Vincent, durante a execução da música Fuck The Ways Of Christ, uma bíblia foi rasgada no palco e depois atirada aos fãs para delírio total.
Pouco depois da meia noite e começa o show da lenda Obituary. O que falar dessa banda? Mais de 20 anos de estrada e com um som único graças aos vocais arrastados de John Tardy (se um dia você ouvir outra pessoa cantando assim, você dirá “Esse cara está imitando o vocal do Obituary!”). Essa foi a quarta passagem deles por BH e mais uma vez fizeram um ótimo show com músicas que já podem ser consideradas clássicas do estilo como The End Complete, Chopped In Half, By The Light e outros petardos fazendo a roda de mosh encher. O único ponto ruim do show é a duração: pouco mais de uma hora incluindo o bis e solo de bateria. Fecharam a noite com a tradicional Slowly We Rot. A banda ainda faz alguns shows e termina o giro no país tocando no festival Metal Open Air dia 22/04 no Maranhão.
.
Parabéns a Cogumelo pelas boas bandas dos dois dias e que esse festival se repita todo ano!
.
Leia mais
Chuva, frio e ótimos shows na primeira noite do Cogumelo Fest
Concordo com quase tudo o que foi dito. Discordo somente quando colocado que um bom público compareceu. Meu conceito de bom público foi aquele do show do Sepultura realizado na mesma casa, e neste show de sexta-feira não teve nem 1/3 do público do show citado.
Fico muito triste com isso e espero que no show do Brujeria e Suicidal, tenham pelo menos o dobro do público que compareceu no fantástico show do Obituary. PS: Me surpreendeu positivamente o show do Desalmado (que me lembrou muito RxDxPx), realmente se continuarem nesso toada, vão dar o que falar.
Vamos encher os shows galera!!! BH tem que voltar a receber as boas bandas. (pena que o Anthrax não vem……)
Um abraço a todos!
Foi muito foda o show do Obituary. Não conhecia o Desalmado e me agradou o som. Pena que a regulagem do som estava muito, mas muito ruim.
Voltando ao Obituary, dois detalhes me chamaram a atenção: 1 – Estou ficando louco ou eles sumiram de vez com os solos de Slowly? Não me lembro de ter escutado nenhum solo. 2 – John Tardy continua com seu vocal perfeito, mas não me pareceu bem fisicamente. Quem estava na lateral direita do palco, na grade, pode perceber que quando a banda saiu do palco pela primeira vez, ele ficou abaixado um bom tempo, como se estivesse passando mal. Sei lá, tive essa impressão. Tanto que o solo de Donald Tardy foi esticado a pedido de um dos guitarristas. Talvez seja o cansaço da turnê, mas tive essa impressão.
No mais, parabéns à Cogumelo por trazer boas bandas a BH! E que venha o Brujeria!
Pow a unica coisa que tenho a falar é que o cara do som É MUITO RUIM! estragou o show do acheron e fez cagada no restante, o publico tava fraco demais, acheia que ia lotar, espero que o do Brujeria seja diferente!
Só para esclarer Wendel e Pedro, que quando disse um bom público, estava comparando com o público do dia 06/04. Realmente, a casa comportava mais pessoas. Abs.
OS PRODUTORES E O PÚBLICO DE BH precisam tomar vergonha na cara! Essa terra já foi a capital do metal, e hoje temos que nos contentar com raríssimos shows .
Publico tem, pq eu nunca ouvi falar de ex-metaleiro
Entao um pouco de planejamento, ações de marketing inteligentes, e shows podem ressucitar o falecido metal em BH