O novo álbum do Death, Vivus, chega em um momento em que a banda está em alta no mundo da música pesada. Não que estivesse em baixa, pois mesmo 11 anos após seu fim, o Death é daquelas bandas que transcendem o tempo e seguem fazendo sucesso e renovando seu público. De olho nisso tudo a gravadora Relapse, espertamente, colocou nas prateleiras um novo álbum da banda, o duplo ao vivo Vivus. O álbum mostra a banda em dois momentos distintos, nas turnês dos álbuns Sound of Perseverance e Symbolic.
.
O primeiro CD foi gravado em 1998 durante a turnê do álbum The Sound of Perseverance, em Los Angeles. São 70 minutos de clássicos como Spirit Crusher, Symbolic ou Pull the Plug que não devem deixar nenhum fã parado em frente ao aparelho de som. Veja o track-list do primeiro álbum:
.
01. The Philosopher
02. Spirit Crusher
03. Trapped in a Corner
04. Scavenger of Human Sorrow
05. Crystal Mountain
06. Flesh and the Power It Holds
07. Zero Tolerance
08. Zombie Ritual
09. Suicide Machine
10. Together as One
11. Empty Words
12. Symbolic
13. Pull the Plug
.
.
O segundo CD é o registro da apresentação da banda no Dynamo Open Air, um dos festivais de heavy metal mais famosos do mundo, que acontece na Holanda. Gravado no início de 1988, a banda estava na época encerrando a turnê do álbum Symbolic de onde foram extraídas algumas faixas como Zero Tolerance e Crystal Mountain. Outros clássicos como Lack Of Comprehension também estão presentes no set-list da apresentação. Confira:
.
14. The Philosopher
15. Trapped In A Corner
16. Crystal Mountain
17. Suicide Machine
18. Together As One
19. Zero Tolerance
20. Lack Of Comprehension
21. Flesh And The Power It Holds
22. Flattening Of Emotions
23. Spirit Crusher
24. Pull The Plug
.
.
O novo álbum que chega agora pelas mãos da Relapse Records é na verdade uma edição única de dois lançamentos de 2001, os álbuns Live in L.A. (Death & Raw) e Live in Eindhoven, lançados com duas semanas de diferença em outubro daquele ano. Esse é o pronto fraco do álbum pois não se trata de nenhum material inédito, apenas um “caça-níqueis” da gravadora que aproveita o momento em que o grupo prepara uma curta turnê em homenagem ao seu frontman Chuck Schuldiner. Seja como for Vivus é um registro válido e autêntico do imenso legado deixado pela banda não só para o death metal, mas para a música pesada como um todo.
.
Vivus
Gravadora: Relapse Records
Nota: 7
Vivus: Death em seu grande momento
On April - 9 - 2012
Os redatores do mondo metal ainda sao apenas o Joao Renato e O Christiano gomes ??? Essa DATA ai no segundo paragrafo nao eh 1998 nao ????
Rossine, a equipe do Mondo metal é formada por João Renato, Lucas Buzatti, Christiano Gomes e Eduardo Piloni. Tem toda razão, é 1998, erro de digitação. Corrigido! Obrigado!