A coletânea brasileira Imperative Music chega a sua sétima edição fiel ao propósito inicial de revelar bandas do underground ao grande público. No volume recém-lançado 20 novas bandas de todos os gêneros e várias nacionalidades apresentam seus trabalhos. Não por acaso o Brasil é o país com o maior número de bandas, mas a coletânea tem também grupos da Coreia do Sul, Taiwan, Japão, França, Suíça, Bolívia, Alemanha, Finlândia, Canadá, Chile e Estados Unidos.
São 8 bandas brasileiras e 12 estrangeiras. Dentre as nacionais temos como destaque os paranaenses do Amen Corner, que já não são exatamente uma novidade aos headbangers. A banda apresenta a faixa Monarch, lançada recentemente no álbum Wordwide Corporation, via Cogumelo Records. Outra boa surpresa são os catarinenses do Toxic Maze e seu Thrash Metal oitentista muito bom! Os paulistas do Rise n´Down também merecem atenção. Com um Death Metal de primeiríssima qualidade, extremamente pesado e bem executado, a banda deveria estar tocando em palcos europeus. É sem dúvida nenhuma, um dos pontos altos não somente entre as bandas brasileiras, mas de toda a coletânea.
Do lado gringo do álbum, vale uma ouvida com mais calma nos japoneses do End All com seu hardcore sujo e um vocal rouco que cai muito bem na sonoridade da banda. Ótima faixa, pulsante e pesada. Os bolivianos do Incidence e sua claríssima influência de Slayer também merecem uma ouvida mais cuidadosa. Mas, a bem da verdade, a banda ainda tem mais boa vontade que técnica, coisa que um pouco mais de estrada certamente irá resolver. É uma promessa para o futuro que vale a aposta! Também vale o destaque o Prog Metal muito bem executado e gravado do quinteto chileno Zenit.
No geral o álbum segue sempre em alto nível e poucos são os momentos em que uma banda fica abaixo das demais.
Com uma forte distribuição fora do Brasil fazer parte da coletânea parece ser um grande negócio para quem está começando e tem maiores pretensões dentro da música. É sempre bom lembrar a importância das coletâneas no Heavy Metal. Foi em uma delas, a Metal Massacre I, que surgiu ninguém menos que um quarteto chamado Metallica. Pouco depois, na Metal Massacre III, o Slayer despontava como uma nova promessa do Death/Thrash mundial. Aqui no Brasil, a coletânea Warfare Noise, editada pela gravadora Cogumelo Records, foi responsável por revelar nomes como Chakal, Mutilator, Holocausto e Sarcófago, que anos depois seria considerado uma das mais importantes referências do Black Metal mundial. É por isso que iniciativas como a da Imperative Music devem ser aplaudidas e perpetuadas. A música pesada agradece!
Imperative Music Volume VII
01. ISHTAR – Center of Your Soul (Coréia Do Sul)
02. GREEDY BLACK HOLE – The Last Judgment (Taiwan)
03. ROTTEN FILTHY – The Garbage’s Queen (Brasil)
04. END ALL – More Beer (Japão)
05. SUBVERSILVAS – Extrospection (Brasil)
06. RISE N´DOWN – Unleashed Again (Brasil)
07. RED DEAD – Lethal Hoax (França)
08. AMEN CORNER – Monarchy (Brasil)
09. UNDEAD VISION – Undead Vision (Suécia)
10. TOXIC MAZE – Insane War (Brasil)
11. INCIDENCE – Tornado of Violence (Bolívia)
12. IF ALL ROPES TEAR – Mirrors (Alemanha)
13. PHANTOM OF INSANITY – Cross the Line (Finlândia)
14. TORTURER – Torturer (Canadá)
15. SOUTHERN – Den Canibal (Brasil)
16. ZENIT – Behind Enemy Lines (Chile)
17. CELLMYS – Mirror (Brasil)
18. METANIUM – Soul of A Warrior (EUA)
19. SILENT HALL – Prisoners of Fear (Brasil)
20. WORRY BLAST – Get Ready! (Suécia)
Ouça a faixa Unleashed Again, do Rise n´Down