Entrevista com Marcia Batista, editora-chefe da Universo dos Livros
Mondo Metal: O mercado editorial nacional tem dedicado um número cada vez maior de títulos voltados para o público de heavy metal. A que você atribui esse fenômeno?
Márcia Batista: Na verdade, percebe-se nas prateleiras das livrarias e nas listas de mais vendidos que o público está cada vez mais interessado por biografias e autobriografias de maneira geral. Grandes nomes da música, da televisão e do cinema estão registrando suas experiências em livros e abrindo um nicho de mercado.
Leia mais:
Mercado editorial aquecido investe em biografias de heavy metal
Mondo Metal: Grandes festivais como o Rock in Rio que sempre trazem ao Brasil estrelas da música pesada e as constantes turnês internacionais pelo país têm alguma influência no mercado editorial?
Márcia Batista: Festivais como o Rock in Rio com certeza influenciam no mercado editorial, pois o público ao se identificar com essas grandes estrelas da música, sente necessidade de conhecer um pouco mais sobre os ídolos. Como se deu a trajetória desses músicos, como o contexto histórico influencia suas letras, segredos, brigas e curiosidades do backstage etc. Todos esses elementos, que estão nos livros, promovem a popularidade dos biografados, disseminam “lendas” do rock e fazem a alegria dos fãs.divulgação que estes festivais proporcionam é sempre um estímulo tanto para a música como para as obras da chamada literatura de rock.
Mondo Metal: Os lançamentos voltados para este público têm correspondido as expectativas da editora?
Márcia Batista: Os resultados da nossa linha estão superando as expectativas. Uma questão que me incomodava um pouco como editora, era a demora entre o lançamento dos livros no mercado estrangeiro e a publicação da versão traduzida em nosso país. E foi aí que pensei: por que ficar refém desse modelo se podemos fazer ainda melhor por aqui? Por essa razão, para sermos mais competitivos no mercado e mais ágeis na entrega de conteúdo de qualidade aos leitores, iniciamos a produção de projetos nacionais. Os projetos gráficos ricamente ilustrados, a qualidade das pesquisas com composições que misturam música, história e entretenimento são alguns dos nossos diferencias.