Sunday, November 24, 2024

Entrevista: Christiano Menezes, DarkSide Books

Posted by Redação Mondo Metal On October - 7 - 2013

 

 

Entrevista com Christiano Menezes, sócio da editora DarkSide Books

 

Mondo Metal: O mercado editorial nacional tem dedicado um número cada vez maior de títulos voltados para o público de heavy metal. A que você atribui esse fenômeno?
Christiano Menezes: O público que surgiu lá nos anos 1970 cresceu e continua crescendo e se renovando. Os fãs de heavy metal são muito fiéis e sempre apresentaram o som para seus filhos, tanto que é comum ver neste shows a mistura de gerações, pais com filhos pequenos e os jovens e adolescentes de hoje curtindo o show juntos. Os riffs do Sabbath podem não ser novidade para quem acompanha a banda desde os anos 1970, mas nunca vão perder sua força e energia e oportunidade que a nova geração tem para ouvir e ver isso ao vivo faz toda a diferença. Coincide que os grandes ícones do heavy metal estão fechando um ciclo de existência e contribuição para a música e isso gera uma vontade de conhecer e contar a história dessas bandas e da música para as velhas e novas gerações.

 

Leia mais:
Mercado editorial aquecido investe em biografias de heavy metal

 

Mondo Metal: Grandes festivais como o Rock in Rio que sempre trazem ao Brasil estrelas da música pesada e as constantes turnês internacionais pelo país têm alguma influência no mercado editorial?
Christiano Menezes: Com certeza, tanto a presença de um artista como a de um autor sempre estimula e aproxima o público, cria um interesse maior e desperta a curiosidade para a história da banda. É muito importante estas grandes bandas visitarem o país para que as novas gerações possam acompanhar ao vivo, de perto, o que é muito diferente de assistir um show pela televisão ou pela internet. Esses novos leitores, quando conhecem uma banda importante na história do rock, vão querer saber a fundo sobre a banda, os discos, os clássicos, as formações e as influências. A divulgação que estes festivais proporcionam é sempre um estímulo tanto para a música como para as obras da chamada literatura de rock.

 

 

Mondo Metal: Os lançamentos voltados para este público têm correspondido as expectativas da editora?
Christiano Menezes: Têm correspondido, sim. Sabíamos da existência de um público carente e exigente, sedento por bons livros voltados para o rock e para o cinema e a literatura de terror e fantasia – afinal também somos fãs -, mas não tínhamos a dimensão da rápida aceitação que obras como O Massacre da Serra Elétrica, Psicose e o próprio Black Sabbath, A Biografia estão tendo. A editora completa um ano no Dia das Bruxas, 31 de outubro, e nesse pouco tempo de vida ganhamos a credibilidade entre os fãs do gênero, que, ao contrário do que muita gente pensa, são leitores vorazes, com grande senso estético e extremamente críticos. O cuidado com o texto, com o conteúdo repleto de imagens e ilustrações e com todo o acabamento é algo cada vez mais imprescindível para alcançar estes leitores.

 

Mondo Metal: Você acredita que este mercado continuará aquecido em 2014? Novos lançamentos já estão previstos?
Christiano Menezes: Sim. Na verdade, enxergamos isso como parte de um processo e que ainda tem muito para crescer. O mercado editorial no Brasil está em total transformação, sendo guiado por um público jovem, inovador, sedento por novidades e extremamente comunicativo, criando assim um mercado efervescente, que não é mais apenas uma cópia do europeu ou norte-americano. Precisamos cada vez mais de conteúdo e identidade. Para 2014, a DarkSide® continua com a Coleção Dissecando Clássicos de Terror e lançaremos o primeiro romance do músico e diretor de filmes de terror, Rob Zombie, Os Senhores do Salem – O Julgamento das Bruxas, o segundo volume da Trilogia dos Espinhos, King of Thorns, entre outras novidades.

Deixe seu comentário!

Comments are closed.

Review: The First of the Listeners, Recitations

      Obscuro, sombrio e assustador! Assim podemos definir The First of the Listeners, álbum de estreia dos noruegueses […]

Review: Prologue In Death & Chaos, Death Chaos

      Curitiba sempre teve uma cena muito boa da música pesada. De lá vem dois grandes nomes do […]

Review: Once and for all, Perc3ption

      Imagine a cena: você se senta confortavelmente diante de seu computador, abre uma cerveja bem gelada (no meu […]

Review: 14 Sovereigh, Vpaahsalbrox

      Quando se fala em bandas de Heavy Metal vindas do Texas, nos Estados Unidos, de quem você […]