O guitarrista Kirk Hammet revelou na última segunda-feira (23) durante o programa de TV The Howard Stern Show que o Metallica teve que submeter as letras de toda sua discografia à censura do governo chinês para poder se apresentar no país no mês passado. De acordo com o guitarrista o governo chinês indicou as músicas que poderiam ser tocadas e as que não poderiam. “Eles viram a letra de Master of Puppets e acharam que era subversiva e nos proibiram de tocar. Isso é muito estranho”, disse Hammet. “As regras foram claras, mas os fãs estavam lá para se divertir”, completou o vocalista James Hetfield.
Mesmo com a censura, a banda não chegou a considerar o cancelamento das duas datas no país asiático que levaram mais de 40 mil fãs ao Mercedes-Benz Arena, em Shangai.
“Apesar da proibição eu toquei o riff da Master of Puppets e de várias outras que estávamos proibidos de tocar. Tocamos só a música. Então de certa forma elas estavam lá” disse Kirk Hammet burlando a proibição do governo chinês que vetou ‘as letras’, mas não vetou (pelo menos de forma clara) as músicas.
Ainda de acordo com o baterista Lars Ulrich os fãs sabiam das restrições que a banda estava sofrendo para tocar no país. “Isso não era segredo. O governo publicou em seus sites oficiais a lista das músicas que poderíamos tocar ou não.”
Confira a faixa Leper Messiah ao vivo em Shangai