Christiano Gomes
Há mais de uma década não se ouve nada vindo do front de uma das bandas mais importantes do black/death mundial. O quarteto brasileiro Sarcófago que influenciou toda uma geração de bandas européias, de Mayhem e Beherit a Impaled Nazarene ou Darkthrone, inativa deste 2000 quando lançou seu último trabalho, o EP Crust, acaba de entrar para o hall of fame de uma das maiores e mais prestigiadas publicações especializadas do planeta, a revista norte-americana Decibel.
A revista publica na edição deste mês uma matéria de sete páginas contando o passo-a-passo da composição e gravação do álbum INRI e relatando sua importância para o estilo no cenário internacional. Artistas como Phil Anselmo (Pantera, Down), Tomas Lindberg (At The Gates), Fenriz (Darkthrone) e Matt Harvey (Exhumed) dão seus depoimentos sobre o primeiro trabalho dos brasileiros e falam como ele influenciou suas carreiras.
Lançado há 26 anos, INRI é até hoje uma referência no estilo e segue sendo citado por nove entre dez bandas de black metal como uma de suas maiores influências estéticas e musicais. O álbum passa a compor o hall of fame da revista que tem também Reign in Blood (Slayer), Roots (Sepultura), Among the Living (Anthrax), And justice for All (Metallica), Rust in Peace (Megadeth), entre outros. Sarcófago e Sepultura são as duas únicas bandas brasileiras a figurarem na lista.
clássico !!!!