Sunday, November 24, 2024

Imagery: a leveza e o peso de The Inner Journey

Posted by Redação Mondo Metal On August - 15 - 2012

 

Christiano Gomes

 

Sabe quando você ouve alguma coisa que te chama atenção logo nos primeiros segundos e faz com que você tenha a certeza de que algo bom está por vir? Pois esta é a sensação que se tem aos primeiros acordes da faixa Fourth Secret, que abre o álbum The Inner Journey, primeiro trabalho dos paranaenses do Imagery.

 

O álbum mescla a ousadia de um Voivod, que quebrou tabus ao lançar o espetacular Nothingface no fim da década de 80 – de certa forma mal compreendido na época – ao experimentalismo jazzístico sempre presente nas oito faixas, um pouco (sim!) de bossa nova e, claro, altas doses do bom e velho rock progressivo.

 

A impressão inicial de The Inner Journey – a capa do disco – é a melhor possível. O belíssimo trabalho do baterista Luciano Neves que desenvolveu toda concepção gráfica do álbum joga nos ombros da banda a responsabilidade por um som de alta qualidade que é (com competência) atendida de imediato.

 

Ao trio original que gravou o álbum se juntou o tecladista Henrique Loureiro, que também participou das gravações mas ainda não fazia parte oficialmente da banda. Henrique, aliás, é responsável por alguns dos bons momentos do disco, sabendo encaixar com perfeição seus teclados “setentistas” nas canções da banda.

 

Ao ouvir o Imagery fica nítido que uma das maiores referências do grupo são os espetaculares e revolucionários holandeses do Focus, banda que influenciou seguidas gerações que trilharam o caminho do rock progressivo. Não por acaso o lançamento do álbum aconteceu ao lado da banda, em um show que reuniu mais de 3000 pessoas no início do ano, no interior paulista.

 

Voltando ao disco, The Inner Journey é competente na medida em que mostra o Imagery como uma banda unida e coesa. Todos os elementos, quebras rítmicas, mudanças de tempo, improvisações e nuances estão bem alinhados e há espaço até mesmo para experimentações e passeios por outros estilos, como é o caso da veloz Start the War que mostra uma pegada mais thrash metal ou ainda da seguinte The Rain, onde a veia heavy metal da banda se faz mais presente.

 

Com vistuosismo na medida, sem que o som fique chato ou cansativo, o que não raro acontece com bandas que têm grandes instrumentistas em seu line-up, o Imagery entrega ao público um álbum corajoso, pesado e nervoso. Mas de uma leveza e simplicidade ímpar…

 

Imagery
Álbum: The Inner Journey
Gravadora: independente
Nota: 8

1. Fourth Secret
2. Imagery
3. Perception
4. Start The War
5. The Rain
6. Show Me
7. Stranger
8. Last

Deixe seu comentário!

Comments are closed.

Review: The First of the Listeners, Recitations

      Obscuro, sombrio e assustador! Assim podemos definir The First of the Listeners, álbum de estreia dos noruegueses […]

Review: Prologue In Death & Chaos, Death Chaos

      Curitiba sempre teve uma cena muito boa da música pesada. De lá vem dois grandes nomes do […]

Review: Once and for all, Perc3ption

      Imagine a cena: você se senta confortavelmente diante de seu computador, abre uma cerveja bem gelada (no meu […]

Review: 14 Sovereigh, Vpaahsalbrox

      Quando se fala em bandas de Heavy Metal vindas do Texas, nos Estados Unidos, de quem você […]