João Renato Faria
O Lamb of God havia acabado de chegar à República Checa, na última quinta, 28 de junho. Mas ao contrário do que acontece normalmente, a recepção não foi feita pelos fãs da banda de Virginia, nos EUA, e sim pela polícia. O vocalista Randy Blythe foi levado até uma delegacia para esclarecer sua participação na morte de um fã no último show no país e está detido desde então.
O incidente aconteceu em maio de 2010. Guitarrista de uma banda de death metal local, o jovem Daniel N., de 19 anos, subiu ao palco três vezes para pular no público. Jogado na plateia, ele teve um ferimento na cabeça e morreu duas semanas após o show, vítima de uma hemorragia cerebral. A polícia acusa Randy de ter empurrado o rapaz e ter desempenhado uma parcela significativa na morte.
Por outro lado, vídeos do show mostram que o jovem foi jogado por seguranças do show e que a participação do vocalista foi mínima nos incidentes. A fiança, de cerca de 200 mil dólares, já foi paga, mas o vocalista segue preso, pois a soltura tem que ser aprovada pela Justiça checa. Mesmo se conseguir sair, ele irá seguir sob custódia da polícia checa e não pode deixar o país até que a acusação seja esclarecida na Justiça. Ainda não existe uma previsão de liberação nem de julgamento. Enquanto isso, todos os shows do Lamb of God estão à princípio cancelados. Se for condenado, Randy pode pegar até 10 anos de prisão.