Thursday, November 21, 2024

A velha escola representando no CBGB Festival

Posted by Redação Mondo Metal On July - 27 - 2012 4 COMMENTS

Uma resenha sobre os no-shows do Cro-Mags e do Sick Of It All

 

 

Frederico Borges, de Nova York, especial para o Mondo Metal

 

Em meio às controversas especulações a respeito da inauguração de um novo CBGB, Nova York sediou um festival celebrando a história do seu finado clube – ou o início de uma série de novos empreendimentos explorando este icônico nome. Durante quatro dias de julho 300 bandas tocaram em diversos lugares, conferências aconteceram, mostras de cinema, apresentações em plena Times Square, no Central Park etc, etc, etc. E, obviamente, o gênero que definiu a essência da extinta casa de shows nos anos 80 e 90 esteve representado. Para o bem ou para o mal.

 

Em um local a apenas alguns quarteirões do antigo endereço do clube que deu origem ao seu nome, o CBGB Festival teria duas noites dedicadas ao hardcore. Na primeira noite, tudo aquilo que se poderia esperar: uma apresentação regada a testosterona do Madball, o show do Agnostic Front culminando em uma apoteose catártica e todas essas coisas bonitas, típicas do gênero. O segundo dia caminhava para o mesmo fim até que, pouco depois do Vision of Disorder deixar o palco, um burburinho começa na área VIP e uma intensa movimentação de seguranças tem início. Em poucos minutos, todo o quarteirão é tomado por viaturas e ambulâncias e a casa é interditada pela polícia. “Temos uma situação aqui, alguém foi esfaqueado”, era o que se ouvia. Mais uma vez, tudo aquilo que poderia se esperar de um bom show – era como se a fase áurea do hardcore americano fosse emulada naquele momento. O clima de caos e de nostalgia estava no ar.

 

 

 

Dezenas de viaturas e ambulâncias fecham o quarteirão. Um clima de nostalgia contagiante.

 

O Cro-Mags, assim como o Sick Of It All, era uma das principais atrações da noite e teve o seu show cancelado por conta do incidente. A banda, além de ser famosa por ter elevado todo o gênero musical, então em algum ponto do caminho trilhado pelo Bad Brains, para patamares inéditos de porradaria, também é conhecida pelas rixas entre seus integrantes e constantes mudanças de formação. Não foi exatamente uma surpresa, então, quando as informações começaram a circular e foi constatada a presença de Harley Flanegan, um dos fundadores e ex-membro do Cro-Mags, na tal “situação”. Segundo relatos de pessoas presentes na área VIP, Harley teria aparecido no local com um passe de imprensa e uma faca. E após ficar berzerk, teria esfaqueado, agredido e mordido algumas pessoas – e tomado uma surra dos seguranças na sequencia. O saldo: três vítimas não fatais, incluindo o atual baixista do próprio Cro-Mags Michael Couls.

 

Se a nostalgia a essa altura já se transformava em indignação pelo cancelamento dos shows restantes, ficava ao menos um gostinho mais underground para ser contrastado com a ideia de se transformar o legado do CBGB em uma franquia bem maior do que estampas de camisetas. Afinal, existe coisa mais old school do que uma facada?

 

CJ Ramone anuncia 4 shows no Brasil

Posted by Redação Mondo Metal On July - 27 - 2012 2 COMMENTS

 

Christiano Gomes

 

Atenção fãs saudosos dos Ramones! O baixista CJ Ramone está de malas prontas para embarcar para uma turnê nacional que tem até o momento quatro shows confirmados. Os shows acontecem entre os dias 16 e 21 de setembro.

 

CJ Ramone vem ao Brasil acompanhado pelo guitarrista Steve Soto (Adolescents) e do baterista Michael Stamberg. Além do Brasil, CJ Ramone vai passar também pelo Chile, Argentina e Uruguai. Confira abaixo as datas da turnê brasileira.

 

16/09 – Porto Alegre/RS
18/09 – data em aberto
19/09 – São Paulo/SP
20/09 – Goiania/GO
21/09 – Brasília/DF

 

Relembre Streigh to Endure, faixa do álbum Mondo Bizarro, dos Ramones:

Hermética: um ícone do metal argentino

Posted by Redação Mondo Metal On July - 24 - 2012 ADD COMMENTS

 

Christiano Gomes

 

Seguimos hoje com a segunda parte da nossa série “Metal na América do Sul”, que pretende mostrar um pouco sobre a produção das bandas pesadas dos nossos países vizinhos. A primeira resenha foi com os portenhos do Serpentor, donos de um thrash metal rico e muito bem elaborado. Hoje vamos falar sobre os também argentinos do Hermética, uma espécie de Sepultura local, não pelo estilo propriamente dito – um thrash metal com pitadas de heavy metal tradicional (ou um heavy metal tradicional com fortes doses de thrash metal, como queiram) – mas pelo status que sempre tiveram perante seus fãs: uma banda do primeiro escalão.

 

O quarteto encerrou suas atividades em 1995 depois de lançar 6 álbuns, sendo 4 de estúdio e 2 ao vivo. Apesar do fim, a banda continua com prestígio em alta entre os fãs. Em uma rápida conversa dentro de uma loja portenha, perguntando por uma boa banda para ser ouvida, o dono não pensou duas vezes ao indicar o grupo: “Hermética! Eles serão sempre os maiores”, garantiu. De fato a banda se mantém em destaque na mídia especializada e encontrar sua discografia completa em qualquer “rockeria” de Buenos Aires é uma tarefa relativamente fácil.

 

O derradeiro álbum do grupo, Hermética en Concierto, é um registro ao vivo gravado em 1996 no Estádio Obras Sanitárias, considerado o “templo do rock portenho”. O lugar foi palco de shows da magnitude de Iron Maiden, Soulfly, Sepultura, Pantera, Motörhead, Megadeth entre vários outros. Destaca-se o áudio gravado sem retoques ou efeitos de pós-produção, o que garante a fidelidade do registro.

 

Hermética en Concierto é um álbum duplo, lançado também em versões separadas (Parte I e Parte II). Um ano antes, porém, a banda lançou outro álbum ao vivo, Lo Último, com a mesma gravação, porém com um trabalho de pós-produção que deu um ganho de qualidade ao som. Mas o áudio cru, da forma como aconteceu o show é o que nos interessa nesta crítica.

 

Ouvimos e analisamos o Parte I, um álbum de 11 faixas que fecha com chave de ouro a história de sucesso da banda. Toda a discografia do grupo foi contemplada, à exceção de Intérpretes, um EP de covers lançado em 1990. Várias faixas do disco ganharam versões aceleradas ao vivo, como é o caso de Vientos de Poder (com seus ótimos riffs!) e Evitando el Ablande, lançadas originalmente no álbum Ácido Argentino, de 1991. A última, originalmente rápida, praticamente foi transformada em um Speed Metal. Não por acaso são estas duas faixas os maiores destaques do álbum. Não poderia também deixar de destacar Ayer Deseo, Hoy Realidad, do álbum Victimas del Vaciamiento, de 1994.

 

Hermética en Concierto é um álbum obrigatório para qualquer fã argentino de heavy metal. Para nós brasileiros é um ótimo disco de referência para quem quer conhecer um pouco da história do heavy metal feito por nossos vizinhos.

 

Apesar de uma carreira curta de apenas 7 anos, o Hermética faz parte do seleto grupo das grandes bandas argentinas onde estão também o Almafuerte e o Rata Blanca. Como dito, a banda segue viva e com milhares de fãs em seu país. No que depender dos versos da faixa Vientos de Poder, o grupo seguirá eterno… “Seguiré junto al metal com mi mensaje”.

 

Hermética
Álbum: En Concierto – Parte I
Gravadora: DBN
Nota: 8

Track-list
01. Cuando duerme la ciudad
02. Atravesando todo límite
03. Vientos de poder
04. Del camionero
05. Vida Impersonal
06. Del colimba
07. Víctimas del vaciamiento
08. Craneo Candente
09. Evitando el ablande
10. Ayer deseo, hoy realidad
11. Tu eres su seguridad

 

Abaixo você assiste ao clipe da faixa Vientos del Poder lançada no álbum Lo Último onde é possivel captar um pouco do clima do show gravado no Estádio Obras Sanitárias. Depois você confere a faixa Ayer Deseo, Hoy Realidad, do álbum En Concierto Parte I.

 

 

Show do Marduk e Enthroned já tem ingressos à venda

Posted by Redação Mondo Metal On July - 22 - 2012 1 COMMENT

Christiano Gomes

 

2012 tem sido um ano de grandes atrações internacionais em Belo Horizonte. Com praticamente um show internacional por mês, os fãs da capital mineira têm tido a oportunidade de assistir grandes espetáculos. Depois da passagem das bandas Immolation e Incantation por BH, agora é a vez dos suecos do Marduk e dos belgas do Enthroned tocarem no Studio Bar no próximo dia 12 de agosto. Os ingressos para o show já estão à venda nas lojas Patti Songs e Cogumelo.

 

Grandes referenciais do black metal dos anos 90, as bandas chegam à BH com álbuns lançados este ano. O Marduk lança seu décimo segundo álbum Serpent Sermon, enquanto O Enthroned lança Obsidium, também seu décimo segundo trabalho.

 

Assista ao clipe de Souls for Belial, do Marduk

 

 

Serviço:
Marduk e Enthroned em Belo Horizonte
data: 12 de agosto
Local: Studio Bar (Rua Guajajaras 842 – Centro)
Horário: 19 horas
Ingressos: R$ 30,00 (antecipado) e R$ 40,00 (no local). os valores são de meia-entrada.
Venda: Patti Songs e Cogumelo
Apoio: Mondo Metal

 

British Lion surpreende fãs do Maiden

Posted by Redação Mondo Metal On July - 22 - 2012 1 COMMENT

 

Christiano Gomes

 

A notícia mais importante desta semana, sem dúvida nenhuma, foi o anúncio do lançamento do primeiro álbum solo de Steve Harris. O fundador do Iron Maiden surpreendeu a todos ao anunciar British Lion como seu primeiro trabalho solo, fato qua acabou por colocar seu nome nos trending topics do Twitter, dado o espanto de todos, fãs e imprensa especializada, pelo anúncio da notícia guardada a sete chaves.

 

O novo quinteto é formado por Richard Taylor (vocal), David Hawkins (guitarra, teclados), Grahame Leslie (guitarra), Simon Dawson (bateria), além, claro, de Steve Harris, o baixista frontman.

 

Harris, que já lançou mais de 30 álbuns no Iron Maiden entre discos de estúdio, ao vivo e compilações, irá colocar mais um álbum em sua discografia, British Lion, que será lançado no dia 24 de setembro. Confira abaixo o track-list do álbum:

1. This Is My God
2. Lost Worlds
3. Karma Killer
4. Us Against The World
5. The Chosen Ones
6. A World Without Heaven
7. Judas
8. Eyes Of The Young
9. These Are The Hands
10. The Lesson

Serpentor: thrash metal poderoso dos hermanos

Posted by Redação Mondo Metal On July - 16 - 2012 3 COMMENTS

 

Christiano Gomes

 

Há uma verdade inconveniente que reina entre os fãs de música pesada no Brasil: nós conhecemos muito sobre o metal norte-americano, damos aula sobre heavy metal europeu, conhecemos todas as divisões e subdivisões do death/black dos países nórdicos, mas praticamente desconhecemos o que acontece aqui do lado, nos nossos vizinhos sul-americanos. Pergunta: quantas bandas argentinas você ouviu este ano? Conhece alguma banda chilena? Já teve curiosidade de ouvir algo da Bolívia ou do Peru? Provavelmente as respostas foram “não”, “muito pouco” ou “quase nada”.

 

O Mondo Metal começa hoje uma série de resenhas de álbuns de bandas sul-americanas com o objetivo de trazer a seus leitores um pouco de informação sobre o que está sendo produzido por nossos “hermanos”.

 

Nossa primeira resenha é – claro – de uma banda argentina. Sim! Nossos maiores rivais no futebol estão com a bola toda quando se fala em música pesada, mas diferente de nós, o heavy metal daquele país não ganhou o mundo, nem conquistou as massas. Segue fechado dentro de suas fronteiras, porém forte, muito forte internamente. A primeira banda abordada é um “peso-pesado” do metal argentino, o Serpentor, quinteto formado por Jorge Moreno e Jorge Alcaraz nas guitarras, Sergio Gomez na bateria, Pablo Lezcano no baixo e Guillermo Romero noz vocais. Com pouco mais de 10 anos de carreira e cinco álbuns na bagagem, a banda já se credencia como uma das grandes do país, sendo tratada pela imprensa especializada como tal. O som do grupo é um thrash metal oiententista primoroso, que bebe direto na fonte dos norte-americanos do Testament.

 

O álbum mais recente da banda, Privación Ilegítima de la Libertad, lançado em 2010, marca o amadurecimento do grupo e o reencontro da banda com sua própria história, após o retorno do frontman Guillermo Romero que havia ficado fora nos dois álbuns anteriores, Final Sangriento, de 2007 e Ley Siniestra, de 2008. A volta do antigo vocalista deu novo ânimo à banda. Em entrevista publicada pela revista portenha Metalica Fanzine, o guitarrista Jorge Moreno, foi claro ao demonstrar sua empolgação com o novo trabalho e dizer que “os integrantes parecem  ter 18 anos de idade novamente”. São 13 faixas muito bem gravadas de um som completo, cheio, que deve render inclusive o primeiro DVD da banda, gravado recentemente no Teatro de Flores, em Buenos Aires. Para nós brasileiros, acostumados ao heavy metal cantado em inglês, a primeira audição do álbum certamente será incômoda, pois a banda canta em sua língua pátria. Mas é bom se acostumar, pois isso é uma prática no país vizinho, que ao contrário do Brasil não festeja seu país, sua cultura e sua língua apenas em época de Copa do Mundo… Mas isso é outra história.

 

Serpentor
Álbum: Privación Ilegítima de la Libertad
Gravadora: Icarus Music
Nota: 8

 

Track-list:
1. Intro
2. Privación Ilegítima de La Liberta
3. Controlando La Nación
4. Enfermo Poder
5. Autodestrucción
6. Ley Siniestra
7. Estado de Resistencia
8. Torturador
9. Ambición y Miseria
10. Preso de La Confusión *

Conheça mais sobre a banda: www.serpentor.com.ar

* Embora o álbum tenha oficialmente 10 faixas, a cópia avaliada pelo Mondo Metal tem 13, porém sem os nomes das faixas-extra.

 

Assista ao clipe da faixa Privación Ilegítima de la Libertad

Belo Horizonte recebe o Shadowside neste domingo

Posted by Redação Mondo Metal On July - 14 - 2012 ADD COMMENTS

Christiano Gomes

 

Belo Horizonte vai receber neste domingo o show da banda paulista Shadowside dentro da programação do 6 Stone Metal Fest, comemorando um ano de realização do festival. A banda chega à capital com o status de mega atração já que tem sido um dos maiores nomes do heavy metal nacional no exterior nos últimos tempos. O quarteto paulista liderado pela vocalista Dani Nolden vem sendo constantemente citado e elogiado na imprensa norte-americana, principalmente, como uma das maiores revelações da música pesada nacional desde o Sepultura e atingido números cada vez maiores nos charts daquele país.

 

Ano passado o quarteto quase se apresentou em Belo Horizonte. Depois de ter o show anunciado e divulgado, um problema com a casa de show que receberia a banda acabou por cancelar a apresentação. Agora é pra valer e os mineiros vão ver de perto o que a crítica internacional não se cansa de elogiar.

 

A banda toca neste domingo, ao lado das mineiras Vorticis, Payback, Silvercrow e Seawalker, com apoio do Mondo Metal.

 

6 Stone Metal Festival
Bandas: Shadowside, Vorticis, Payback, Silvercrow e Seawalker
Data: 15 de julho, domingo
Horário: 15 horas
Local: Stonehenge Rock Bar
Ingressos: R$ 25,00 (local)
Apoio: Mondo Metal

Corey taylor desmaia durante show nos Estados unidos

Posted by Redação Mondo Metal On July - 13 - 2012 ADD COMMENTS

Christiano Gomes

O vocalista do Slipknot, Corey Taylor, desmaiou na última terça-feira, 10, durante a apresentação da banda na cidade de Dallas, nos Estados Unidos. O grupo encerrava sua apresentação quando o vocalista caiu no palco sendo imediatamente carregado por membros da equipe.

O desmaio teria ocorrido em virtude do calor durante o show. Em uma nota oficial publicada em sua conta pessoal no Twitter, o vocalista tranquilizou os fãs da banda: “Olá a todos. Estou bem. Apenas tive um superaquecimento em Dallas na noite passada. Pronto e esperando por Houston! Obrigado a todos pela preocupação!

A banda segue em turnê pelos Estados Unidos enquanto prepara o lançamento da coletânia Antennas to Hell.

Massacre lança material inédito 16 anos após último álbum

Posted by Redação Mondo Metal On July - 13 - 2012 ADD COMMENTS

 

Christiano Gomes

 

A lendária banda de death metal norte-americana Massacre promete lançar ainda este mês seu primeiro trabalho em mais de uma década e meia. O novo single com duas músicas é fruto do novo contrato da banda com a gravadora Century Media, assinado em abril. O novo single terá as músicas Back From Beyond e Succumb To Rapture e estará nas prateleiras até o fim do mês.

 

De acordo com Terry Butler, membro original da banda e também dono das 4 cordas do Obituary, o quarteto deve gravar ainda este ano um novo álbum, o primeiro desde Promise, de 1996. “É uma grande honra fazer parte da família Century Media. Estamos muito felizes e focados na gravação do nosso novo álbum ainda em 2012″, completou.

 

Ouça a nova faixa Succomb to Rapture

Lamb of God divulga nota oficial sobre prisão de Randy Blythe

Posted by Redação Mondo Metal On July - 11 - 2012 ADD COMMENTS

 

Christiano Gomes

 

A banda norte-americana Lamb of God divulgou uma nota oficial sobre a recente prisão do vocalista Randy Blythe, na República Checa, acusado de assassinato. Na nota a banda afima que está dando todo o apoio necessário ao vocalista e que acredita em sua inocência. O quinteto diz ainda que nunca tinha sido informado sobre as acusações de assassinato. Leia a nota:

 

“Antes de mais nada, obrigado a todos que têm nos apoiado neste momento terrivel. Nós verdadeiramente agradecemos. Temos nos mantido em silêncio pois aguardamos o caminho natural dos acontecimentos e as contantes mudanças de rumo que recebemos todos os dias. A cada hora as coisas podem dar um giro de 180 graus. É uma loucura tentar fazer qualquer prognóstico.

 

Queremos esclarecer a todos tudo de importante que está acontecendo. Nada está muito claro para a banda mas não queremos que ninguém fique no escuro sobre os acontecimentos. Estamos fazendo tudo que está ao nosso alcance para ajudar nosso irmão que permanece preso em uma cadeia checa. Nestes dois anos nós nunca fomos notificados de nada sobre o incidente.

 

Randy é nosso irmão e nós asseguramos que estamos muito otimistas, trabalhando intensamente nos bastidores para dar toda a assistência possível a ele. O melhor que podemos fazer é manter o otimismo e continuar ajudando o Randy pois temos a certeza de sua inocência. Sabemos que a justiça irá prevalecer e continuaremos fazendo a nossa parte.”

 

O grupo colocou no ar uma página para que os fãs possam ajudar financeiramente no pagamento das despesas com a justiça geradas pela prisão do vocalista Randy.

Review: The First of the Listeners, Recitations

      Obscuro, sombrio e assustador! Assim podemos definir The First of the Listeners, álbum de estreia dos noruegueses […]

Review: Prologue In Death & Chaos, Death Chaos

      Curitiba sempre teve uma cena muito boa da música pesada. De lá vem dois grandes nomes do […]

Review: Once and for all, Perc3ption

      Imagine a cena: você se senta confortavelmente diante de seu computador, abre uma cerveja bem gelada (no meu […]

Review: 14 Sovereigh, Vpaahsalbrox

      Quando se fala em bandas de Heavy Metal vindas do Texas, nos Estados Unidos, de quem você […]