Thursday, November 21, 2024

Mondo Metal completa 1 ano de programa na Elo FM

Posted by Redação Mondo Metal On March - 22 - 2012 ADD COMMENTS

Christiano Gomes

E lá se vai o primeiro ano de Programa Mondo Metal pela Elo FM. Isso mesmo! Nesta segunda-feira, o Mondo Metal está completando seu primeiro aniversário nas ondas do rádio. Neste primeiro ano muita coisa foi feita. Mais de uma dezena de bandas passaram pelos estúdios da Elo FM para serem entrevistadas: Chakal, Eminence, Sepultura, Tormento, Seawalker, Drowned, Devildust, Expurgo, Sacrificed, Hammurabi, Hellcome, Pleiades e Noturna. Na Europa outras tantas conversaram com o Mondo Metal através do correspondente Eduardo Piloni. Converge, The Black Dalia Murder, Kylesa, Gaza, Between the Buried and me e Baroness, foram algumas das bandas que o programa trouxe em entrevistas, depoimentos ou simplesmente mensagens aos fãs brasileiros.

Vários especiais também foram produzidos como o especial Reign in Blood comemorando os 25 anos de lançamento do clássico álbum do Slayer, ou ainda o especial Chuck Scholdiner, relembrando os 10 anos de morte do líder do Death. Mas nenhum outro fez tanto sucesso quanto a série de especiais de bandas mineiras, dedicados exclusivamente as bandas do estado. O terceiro especial que foi ao ar após uma gigantesca votação pela Internet para escolher as bandas participantes foi responsável pela maior audiência da história da rádio. Lotados, os servidores não foram suficientes para aguentar a audiência e o programa teve que ser reprisado no mesmo dia para que todos pudessem ouvir.

Inicialmente com uma hora de duração, o programa acabou ganhando mais meia hora por semana, o que possibilitou que a equipe do Mondo Metal pudesse investir em novos quadros, mais entrevistas e, claro, em um play-list maior, para atender inclusive aos sempre frequêntes pedidos musicais da audiência.

Mais música, mais tempo, mais entrevistas e novos quadros. Este é o Mondo Metal que já entra em seu segundo ano de vida com uma responsabilide ainda maior de produzir programas melhores que atendam aos desejos dos amantes da música pesada e que seja a voz de um estilo musical que tem em Minas Gerais, um dos estados mais representativos no Brasil.

No programa desta segunda-feira teremos a estreia de um novo quadro, “Editor da Semana”, que terá como primeiros convidados os integrantes do Hammurabi, eleitos a banda do ano pelo Mondo Metal em 2011.

O programa Mondo Metal vai ao ar todas as segundas-feiras, às 22h30, pela Elo FM, de Belo Horizonte. Você pode ouvir pelo rádio: dial, 87,9 de Belo Horizonte (consulte a região de abrangência) ou pela internet no www.elofm.com.br/vivo.

Max Cavalera revela que sente falta de BH e planeja show em agosto

Posted by Redação Mondo Metal On March - 21 - 2012 ADD COMMENTS

 

João Renato Faria

 

A ansiedade tomou conta dos fãs na capital mineira assim que foi anunciada turnê brasileira do Soulfly, banda comandada pelo ex-vocalista do Sepultura Max Cavalera. Afinal de contas, Belo Horizonte espera a volta de um de seus filhos mais ilustres desde 1994, quando o Sepultura se apresentou com Ramones e Overdose em um hoje lendário show no Parque da Gameleira.

 

Mas assim que Goiânia foi anunciada com Rio de Janeiro e São Paulo para receber os shows, que ocorreram no fim de fevereiro, ninguém ficou mais frustrado do que o próprio Max, que não pisa na cidade há quase 18 anos. “Não entendi o que houve. Não sou eu quem planeja, não sou promotor, fico na mão de quem contrata a banda e escolhe isso. Mas, por mim, BH tinha que estar na turnê”, lamentou.

 

Esta não foi a primeira vez que a cidade ficou de fora de uma turnê do Soulfly. Em 1998, um show da banda, que havia sido recém-formada, foi cancelado em cima da hora. “A turnê foi feita nas coxas e foi boicotada pelo fã-clube do Sepultura. Acabou afetando o show em São Paulo e a os promotores cancelaram BH”, recorda. A decisão da organização está engasgada até hoje. “Foi uma sacanagem, isso me magoa muito até hoje, porque estava ansioso para tocar em BH e ficou um sentimento ruim”, dispara.

 

Mas uma nova chance para um reencontro pode estar a caminho. Uma turnê com o Cavalera Conspiracy, banda que Max formou com o irmão Iggor Cavalera assim que este saiu do Sepultura, está sendo programada para o segundo semestre. “Tem uma excursão no Brasil sendo negociada para agosto. Seriam 10 shows e Belo Horizonte está entre as cidades. Vou ficar na torcida para rolar. Seria inesquecível”, revela o vocalista. Além da capital, Porto Alegre, Manaus, Recife e Salvador foram citadas por Max para receber o grupo.

 

Raízes O músico não esconde a saudade que sente da terra natal, de onde saiu com o Sepultura para conquistar o mundo no início dos anos 1990. Para contar a história de como um jovem metaleiro mineiro se tornou um dos grandes nomes do metal mundial, Max Cavalera prepara uma autobiografia. O livro, que está sendo produzido em parceria com o escritor John McIver, já tem até nome. A boy from Brazil (Um garoto do Brasil) deve ser lançado até o Natal e vai contar com prefácio escrito por Dave Grohl, do Foo Fighters.

 

O processo de elaboração do livro acabou obrigando Max Cavalera a remexer no baú de memórias. Além do começo do Sepultura, lugares e pessoas de Belo Horizonte vão marcar presença nas páginas do livro. “Vai ter detalhes de como era a vida naquela época. Quero contar do Colégio Tiradentes, falar da praça do Santa Tereza, do bairro, do Bar do Bolão”, detalha. “Quero dar uma explicação legal de onde vim, de quais são as minhas origens. Quero entrevistar o pessoal da Cogumelo, quero pôr fotos da cidade para todo mundo poder ver como é um lugar muito bonito”, explica.

 

Histórias curiosas também terão lugar no livro. “A gente sempre zoava muito. Morávamos do lado do cruzamento onde nasceu o Clube da Esquina e chegou a sair uma matéria no jornal contando que a gente vomitava nesta esquina”, se diverte. Para ele, a cidade foi fundamental para o sucesso que viria. “Ser de Belo Horizonte foi um diferencial. Era meio inesperado, ninguém imaginava que ia vir uma banda de metal da cidade na época, isso pegou forte na cena e com certeza ajudou”, avalia, cheio de nostalgia.

 

Distância A saída do Sepultura, no fim de 1996, acabou distanciando Max Cavalera de Belo Horizonte. Hoje, ele lamenta saber pouco do que está ocorrendo na cena metal da cidade e se mostrou surpreso quando soube que bandas dos anos 1980, como Chakal e Witchhammer ainda estão na ativa. “Infelizmente, não conheço mais nada. O último com quem conversei foi o Jairo (Guedes, ex-guitarrista do Sepultura). Ele estava em turnê na Europa e tocamos na mesma cidade. Ele foi me visitar no ônibus, nós conversamos, foi legal”, lembra.

 

Contato de verdade, só com uma tia, que ainda mora em Santa Tereza. “Eu e o Iggor nascemos em BH, mas moramos em São Paulo até nosso pai morrer, quando éramos crianças. A casa  em que ela mora hoje era da minha avó, foi o primeiro lugar que morei depois que voltei. Ligo para ela todo ano, para saber como estão as coisas, meus primos. Mas é a única pessoa daí com quem converso”, explica.

 

Caso a turnê do Cavalera Conspiracy seja confirmada, Max espera finalmente poder apresentar sua cidade natal para a família. “Me deu muita saudade de BH quando estava fazendo o livro. Faz bastante tempo que não visito a cidade, o Bairro Santa Tereza. Se a excursão se confirmar, vou pedir um dia de folga para curtir a cidade”, garante.

 

O roteiro já está pronto na cabeça do vocalista. “Quero mostrar tudo para os meus filhos. Santa Tereza, a praça, pegar um espaguete no Bolão, fazer o giro todo. Quero que eles vejam onde eu cresci, onde tudo começou”, detalha. Resta agora aos fãs torcerem para que o jejum de quase 18 anos seja mesmo quebrado em agosto.

 

* Colaborou Christiano Gomes

Eminence anuncia Terry Date para a produção do novo álbum

Posted by Redação Mondo Metal On March - 20 - 2012 ADD COMMENTS

Christiano Gomes

Depois de seguidas turnês pela Europa e Ásia, divulgando o álbum “The god of all mistakes”, os mineiros do Eminence estão de volta ao seu QG onde trabalham na pré-produção do quarto álbum da banda.

A produção do novo álbum vai ficar à cargo do renomado produtor norte-americano Terry Date, que tem em seu curriculum álbuns como Dark Ages, do Soulfly; Wait and Bleed, do Slipknot; The Great Southern Trendkill, Far Beyond Driven e Vulgar Display of Power, todos do Pantera; Time Does Not Heal, do Dark Angel ou ainda trilhas sonoras como Matrix Reloaded.

Apesar do bom momento, o Eminence não vai contar com o baixista Bernardo Gosaric que esteve no grupo nos últimos 3 anos. Em seu lugar entra um velho conhecido, Thiago Correa, o TC, responsável pelas 4 cordas do álbum anterior. Segundo o guitarrista Allan Wallace, TC não foi efetivado na banda e à princípio deve contribuir somente na gravação do novo álbum. Leia o comunicado oficial da banda sobre a saída do baixista Bernardo Gosaric: “Gostariamos de agradecer ao nosso amigo Bernardo Gosaric por ter participado do Eminence nestes ultimos [sic] 3 anos. O grupo se encontra em pré-produção para novo album [sic] e Thiago Correa (Tc) ira [sic] assumir o baixo para a gravação do novo cd. Thiago já trabalhou com a banda em 2007 para a gravação do album [sic] The God of All Mistakes”.

O Eminence entra em estúdio ainda este ano para as gravações do novo álbum que deve ser lançado no primeiro semestre de 2013.

Max Cavalera é o entrevistado de hoje do programa Mondo Metal

Posted by Redação Mondo Metal On March - 19 - 2012 ADD COMMENTS

Christiano Gomes

Nesta segunda-feira o Programa Mondo Metal da Elo FM apresenta uma entrevista exclusiva com Max Cavalera, vocalista e guitarrista do Soulfly e do Cavalera Conspiracy. Max conversou com o Mondo Metal por telefone, diretamente de sua casa em Phoenix, no Arizona, antes de embarcar para mais uma turnê que percorre o México e os Estados Unidos. O frontman falou sobre sua cidade natal, relembrou os tempos de Sepultura no DCE da Federal e Barroliche, se surpreendeu ao saber que bandas como Chakal e Witchhammer ainda estão na ativa e ainda relembrou momentos do passado no bairro de Santa Teresa. O músico falou de Belo Horizonte com a saudade de quem não vem à capital mineira desde 94, quando tocou com Overdose e Ramones, na turnê do álbum Chaos A.D., do Sepultura. A primeira parte desta entrevista você confere no programa desta segunda-feira e a segunda parte no programa seguinte, no dia 26 de março.

 

Hoje também é dia do quadro Editor da Semana com a banda Expurgo, que consegiu montar um bloco com nada menos que 15 faixas do mais puro grindcore, com bandas do mundo inteiro. Imperdível!

 

O programa Mondo Metal vai ao ar todas as segundas-feiras, às 22h30, pela Elo FM, de Belo Horizonte. Você pode ouvir pelo rádio: dial, 87,9 de Belo Horizonte (consulte a região de abrangência) ou pela internet no www.elofm.com.br/vivo.

Fim da novela! Absu cancela turnê nacional

Posted by Redação Mondo Metal On March - 16 - 2012 ADD COMMENTS

Em virtude dos problemas ocorridos na emissão dos vistos de entrada da banda Absu no Brasil toda a turnê dos norte-americanos foi cancelada. Leia abaixo o comunicado oficial:

“A Cogumelo Produções e a Tumba Productions, informam oficialmente o cancelamento da turnê da banda Absu no Brasil. O evento seria realizado nesta sexta-feira (16 de março) e chegou a ser adiado para a próxima terça-feira (20 de março). Infelizmente não houve tempo para a retirada dos vistos de trabalho dos músicos, o que impossibilitou o embarque da banda ao Brasil. Abaixo uma parte do trecho da nota oficial da Tumba sobre os cancelamentos.

Hoje esgotamos as possibilidades para emissão, em tempo hábil, do visto da banda ABSU. O pessoal do INQUISITION já está no Brasil, e vamos realizar o evento conforme anunciado, mas obviamente sem a presença da banda ABSU. Logo mais a banda ABSU irá soltar um comunicado sobre ocorrido, mas desde já, adiantamos que eles estão bastante chateados, pois a vontade de tocar aqui é antiga. Em Belo Horizonte o show ocorrerá somente com as bandas INQUISITION, AKERBELTZ e INCREDULUS como atração convidada. O show será nesta terça-feira (20 de março), às 20h30 no Music Hall (Av. Do Contorno 3239 – Santa Efigênia). Os ingressos para o evento irão custar R$ 25,00 (meia-entrada) e R$ 50,00 (inteira).

Observações:
1 – Para quem já comprou ingressos e deseja ir ao show do INQUISITION, os ingressos continuam valendo e o reembolso da diferença do valor será feita nos pontos de venda ou na bilheteria do Music Hall na terça-feira.
2 – Quem deseja o dinheiro integral de volta, basta comparecer a partir de segunda-feira nos pontos de venda e efetuar a troca do ingresso pelo dinheiro pago.

A Cogumelo e a Tumba Productions mais uma vez pedem desculpas pelo transtorno e solicita a compreensão de todos. Informações: (31) 3224.0493 | (31) 3222.6283 – cogumelo@cogumelo.com”

Além de Belo Horizonte, que abriria a turnê nacional, o trio norte-americanose apresentaria também em São Paulo, Recife e Porto Alegre.

Show do Absu em Belo Horizonte é remarcado para terça-feira

Posted by Redação Mondo Metal On March - 16 - 2012 ADD COMMENTS

Christiano Gomes

E a história se repete! Mais uma vez um show internacional é prejudicado em virtude do atraso na liberação dos vistos de entrada no país para uma banda. Depois do cancelamento dos shows do Exhumed no Brasil, mês passado, agora é a vez do Absu ter problemas com a documentação e se ver obrigado a mudar seus planos. Desta vez o prejuízo foi menor e a banda terá apenas que adiar em alguns dias as datas programadas. O show que aconteceria hoje em Belo Horizonte foi remarcado para a terça-feira no mesmo local e horário.

A informação foi confirmada na tarde da última quinta-feira em comunicado oficial feito pelas produtoras Tumba e Cogumelo. Leia a íntegra do comunicado:

“A Tumba productions e a Cogumelo Produções comunicam que o show que aconteceria nesta sexta-feira (16 de março) com a banda ABSU foi remarcado para a próxima terça-feira, dia 20 de março. O evento será no mesmo horário 20h30 e contará com as mesmas bandas de abertura.

Os ingressos continuam valendo para a nova data e a venda antecipada continuará nos pontos de …venda Patti Songs (3222.6283) e Cogumelo (3224.0493). Informações: 3224.0493 | 3222.6283 | cogumelo@cogumelo.com”

ABSU E INQUISITION
Abertura: Akerbeltz.
Terça-feira, às 20h30
Music Hall, Avenida do Contorno, 3.239, Santa Efigênia.
R$ 70,00 (inteira) e R$ 35,00 (meia)
Informações: (31) 3224-0493.

Samael anuncia show no Brasil em junho

Posted by Redação Mondo Metal On March - 14 - 2012 ADD COMMENTS

Christiano Gomes

Uma das bandas mais emblemáticas do Black Metal Industrial mundial anunciou esta semana que vai se apresentar em terras brasileiras em junho deste ano. O quarteto suíço Samael vai tocar pela primeira vez no país e será uma das atrações principais da edição 2012 do Roça´n´Roll, festival que vai acontecer nos dias 15 e 16 de junho, na cidade mineira de Varginha.

A grande estrela da edição do ano passado foram os britânicos do Cathedral, que também se apresentaram no Brasil pela primeira vez. Para este ano, além do Samael, a produção do evento promete outras atrações internacionais. “Na medida de possível queremos trazer bandas internacionais que nunca tocaram no país”, reforça Bruno Maia, organizador do festival.

Formado por Vorphalack (vocais), Xytras/Xytraguptor (bateria eletrônica, teclados e samplers), Masmiseim (baixo) e Makro (Guitarra), o Samael chega ao Brasil na turnê de seu álbum mais recente Lux Mundi, de 2011. A banda que comemora os 25 anos de sua formação deve apresentar aos fãs brasileiros um set-list bastante mesclado, com músicas novas e clássicos de seus outros oito álbuns de estúdio.

Até o final do mês, a organização do evento divulga as atrações nacionais do festival que acontece na Fazenda Estrela, zona rural de Varginha.

Devildust: guitarrista Conrado Salazar deixa a banda

Posted by Redação Mondo Metal On March - 11 - 2012 ADD COMMENTS

João Renato Faria

Mudanças no Devildust. O guitarrista Conrado Salazar, que estava com o grupo desde os tempos de Inner Fire, anunciou neste sábado, dia 10 de março, sua saída.

O músico explicou que a decisão foi motivada por uma questão profissional. “Continuo amigo de todos e preferi sair até para preservar essa amizade. Eles têm um método de trabalho e eu tenho outro, e não estava dando mais certo”, explicou.

Mesmo com a baixa, a banda continua na ativa. Mas como a decisão ainda é bastante recente, os remanescentes Leo Garibaldi, Brankko Siqueira, Saulo Gontijo e Henrique Werner ainda não anunciaram se vão em busca de um substituto.

Fica o nosso desejo de boa sorte e sucesso, tanto para a banda, uma das mais importantes e interessantes do cenário mineiro, quanto para o Conrado, um músico excelente e criativo.

Barulho somente para iniciados

Posted by Redação Mondo Metal On March - 1 - 2012 ADD COMMENTS

Christiano Gomes

Legiões de zumbis, apocalipse, hospitais e autópsias. Este é o universo que gira em torno das bandas espanholas Haemorrhage e Gruesome Stuff Relish que dividem um split lançado ano passado pela Black Hole Productions, gravadora nacional especializada em Goregrind, Splatter, Death Metal e gêneros afins.

O split Horror Will Hold your Helpless/Hospital Thieves é uma pérola do gênero e altamente recomendados para os apreciadores de som extremo. De cara chama a atenção pela parte gráfica muito bem feita e encarte com fotos e letras das músicas. São sete faixas de um goregrind/death metal muito bem tocadas e gravadas sendo as quatro primeiras dos madrilenhos do Haemorrhage e as restantes dos asturianos do Gruesome Stuff Relish.

O Haemorrhage já é uma banda veterana, com mais de 20 anos de estrada e sem dúvida alguma uma referência mundial do Goregrind. A banda tem – acredite – mais de 30 lançamentos entre EPs, Splits e Full Length. Hospital Thieves é o trabalho mais recente do grupo e vem no rastro do ótimo Hospital Carnage, sexto full length, lançado também em 2011. A banda se apresenta sempre caracterizada com um guitarrista em roupas hospitalares e o vocalista “ensanguentado” e tem em seu line-up uma mulher, Ana Lopez, responsável pela outra guitarra. Para quem achava que o universo grind era exclusivamente masculino é sem dúvida uma quebra de paradigmas.

O Gruesome Stuff Relish por sua vez é uma banda mais nova com uma sonoridade que passeia entre o Death Metal e o Grindcore. Horror Will Hold your Helpless é o trabalho mais recente do trio em uma carreira de 12 anos que já acumula 10 lançamentos, entre eles 2 full length. Apesar de se descrever como dignos representantes do death metal as faixas são curtas e ficam em torno dos 2 minutos. Em alguns momentos a banda lembra ícones old-school como Terrorizer e Dismember, mas o vocal e o tema das letras que não deixa dúvidas sobre a natureza gore da banda.

Para quem não conhece as duas bandas espanholas fica a dica de um som muito bem produzido e de alto nível, mas claro, não é música para qualquer um! Horror Will Hold your Helpless/Hospital Thieves é barulho somente para iniciados!

Haemorrhage – Hospital Thieves
Gravadora: Black Hole Productions
Nota: 9

Gruesome Stuff Relish – Horror Will Hold your Helpless
Gravadora: Black Hole Productions
Nota 9

Review: The First of the Listeners, Recitations

      Obscuro, sombrio e assustador! Assim podemos definir The First of the Listeners, álbum de estreia dos noruegueses […]

Review: Prologue In Death & Chaos, Death Chaos

      Curitiba sempre teve uma cena muito boa da música pesada. De lá vem dois grandes nomes do […]

Review: Once and for all, Perc3ption

      Imagine a cena: você se senta confortavelmente diante de seu computador, abre uma cerveja bem gelada (no meu […]

Review: 14 Sovereigh, Vpaahsalbrox

      Quando se fala em bandas de Heavy Metal vindas do Texas, nos Estados Unidos, de quem você […]