Christiano Gomes
English version: click here
Belo Horizonte, segunda metade dos anos 80. A capital nacional do heavy metal cuspia, Brasil afora, dezenas de bandas buscando espaço e reconhecimento. De um lado Max e Igor Cavalera, Paulo Jr e o recém chegado Andreas Kisser lançavam o espetacular Schizophrenia que seria pirateado no mundo todo e serviria de cartão de visitas para o estrelato mundial. Do outro, praticamente dividindo a cidade em duas, Wagner Antichrist, Gerald Incubus e Sarcófago colocavam nas prateleiras o pilar maior do black metal mundial, o polêmico I.N.R.I. O criativo ano de 1987 traria também os álbuns Consciente…, do Overdose – o sucessor do split Século XX, com o Sepultura – e os primeiros trabalhos de Chakal (Abominable Anno Domini), Mutilator (Immortal Force) e Holocausto (Campo de Extermínio).
Neste mesmo ano, dentro de um cenário propício, com uma gravadora local forte e as atenções voltadas à capital mineira, surgia o Obsessed, quarteto fundado pelo baterista Guilherme Cosse, hoje dono das baquetas do Bonecrusher, eleita banda revelação no Prêmio Mondo Metal 2012 que tinha também em seu line-up o vocalista e guitarrista Daniel, Vlad Calado na outra guitarra e Angelo Castro, no baixo. O nome – retirado do clássico Obsessed by Cruelty, dos alemães do Sodom – não deixava dúvidas sobre as influências da banda: Kreator, Hellhammer, Celtic Frost, Slayer, além, claro, do próprio Sodom. Por alguns anos a banda fez parte do efervescente circuito underground tocando à exaustão na capital mineira.
Leia também:
+ Conheça os vencedores do Prêmio Mondo Metal
+ Bonecrusher: metal old-school para poucos
O fundador do Obsessed Guilherme Cosse (à direita) e sua banda atual, Bonecrusher
O único registro do grupo, The Prophecy, da demo de mesmo nome lançada em 1989, teve a participação especial de ninguém menos que Vladimir Korg, do Chakal, nos vocais. A faixa acabou sendo esquecida por vários anos em algum baú empoeirado até ser encontrada recentemente pelo fundador da banda e enviada ao guitarrista Ale Grassi, remanescente da última formação, que fez alguns ajustes na digitalização.
A música acabou reunindo novamente todos os integrantes da última formação que resolveram voltar à ativa para a gravação de um full lenght, mais de 20 anos após o fim da banda. O quarteto formado pelos irmãos Ale Grassi e Profano (guitarra e vocal, respectivamente), Marcelo Couto, ex-Sextrash (bateria) e Leonardo Freitas (guitarra) está gravando o novo disco simultaneamente na Inglaterra e no Brasil. Sobre a volta da banda, seu fundador se entusiasma e diz apoiar 100% o projeto. Guilherme também se mostra feliz ao saber que a faixa gravada a quase 25 anos vem chamando a atenção da nova geração de fãs: “quando comecei a me interessar pela música, eu também gostava de bandas que haviam gravado seus trabalhos anos antes de eu nascer. Entendo que tudo tem um ciclo e com a música não poderia ser diferente. Particularmente, fico muito feliz em saber que um trabalho gravado por nós a quase 25 anos, vem despertando interesse de pessoas na atualidade. Isso é altamente gratificante! Foi o começo de tudo para mim!”
Os irmãos Grassi na Inglaterra: Ale e Profano gravam parte do álbum em Londres
O novo álbum do Obsessed, ainda sem título, deve ser lançado no segundo semestre de 2013 com 11 faixas entre antigas e novas. Um cover também deve fazer parte do track-list. Questionado sobre a regravação de The Prophecy, o guitarrista Ale Grassi desconversa e diz não saber se a música vai fazer parte do álbum.
A faixa entra na programação do Mondo Metal da próxima segunda-feira, 04 de fevereiro, pela Elo FM. Não perca a oportunidade de conhecer um pouco da história do underground mineiro!
Serviço
Programa Mondo Metal na Elo FM
Horário: 22h30
Ouça pelo rádio (87,9 – Belo Horizonte) ou pela web (www.elofm.com.br/vivo)
Foi com uma imensa alegria que recebi dias atrás, uma ligação vindo do outro lado do mundo, para ser mais exato, de Londres – Inglaterra. Era o meu grande amigo Ale Grassi, que me dava as boas novas…
Essa ligação tratava-se nada mais nada menos da volta do Obsessed! Banda essa da qual pude ter a honra de ser um dos fundadores em meados dos do ano de 1987 junto ao Daniel, Fabiano ( Unholy Flames), Angelo Castro e posteriormente Vlad Calado. Na hora o que dizer, pois essa banda teve e tem uma importância tamanha para mim que a notícia me deixou sem palavras.
Passado o momento de alegria, surpresa e euforia conversamos horas sobre este assunto no qual ele dividia comigo os planos da volta. Resgatei nossa demo de uma fita cassete da época e a transformei em arquivo e lhe enviei. Muito satisfeitos desligamos a ligação…
Algum tempo depois, nossa demo estava na internet!
Recebi contato de nosso amigo Christiano Gomes do MONDO METAL. Conversamos sobre a volta do Obsessed e dessa conversa juntamente com o contato que o mesmo fez também junto ao amigo Ale Grassi, foi gerada essa matéria fantástica que segue anexa a este post…
Fica aqui meu agradecimento ao Christiano Gomes e ao MONDO METAL, por trazer a tona nossa história.
Agradeço principalmente aos amigos, Celso Grassi Júnior, Ale Grassi, Marcelo Coelho e Leonardo Freitas por colocarem de volta nos trilhos, o nosso Obsessed!!!
HAIL OBSESSED!!!
Guilherme Cosse